email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fátima Bezerra Elogiou a Decisão da Presidenta Dilma Rousseff sobre Distribuição de Tablets para Professores


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, elogiou a decisão da presidenta Dilma Rousseff de continuar apostando na inclusão digital para incrementar a educação no País. 
Ela qualificou como um avanço extraordinário a distribuição de tablets (dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet,) para mais de 598 mil professores da rede pública de ensino. "Não dá mais para ignorar o papel da tecnologia. Assim como a banda larga e o programa Um Computador por Aluno, que distribui laptops aos estudantes, o tablet é uma ferramenta importante na universalização do ensino escolar, e a rede pública deve se adaptar a essa nova realidade”, destacou a parlamentar.
Os tablets sertão distribuídos a partir do segundo semestre, pelo Ministério da Educação. O programa vai atender, no primeiro momento, os professores do ensino médio de 58.700 escolas que têm internet em alta velocidade (banda larga), com objetivo de tornar a sala de aula mais atrativa e reduzir a evasão escolar dos adolescentes. “O ensino médio é o grande nó da educação. Os indicadores não são bons e a evasão escolar é alta. A escola não está atrativa para o jovem. Os tablets fazem parte do esforço para melhorar o ensino médio”, afirmou o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.
Na avaliação do ministro, o programa tem mais chances de sucesso, se o professor souber usar o equipamento, antes de chegar ao aluno. “A inclusão digital tem que começar pelo professor. Se ele não avançar, dificilmente a pedagogia vai avançar. Vamos oferecer cursos de capacitação presencial e à distância, assim que os tablets forem distribuídos”, anunciou Mercadante.
Tablets - O tablete vai ajudar ao professor na preparação das aulas, acesso à internet e nas consultas aos conteúdos disponíveis no equipamento, como o acesso aos principais jornais do país. As aulas serão apresentadas por meio da lousa digital- espécie de retroprojetor combinado com computador- usado por muitas escolas públicas desde o ano passado.
A previsão é que o MEC desembolse de R$ 150 milhões a R$ 180 milhões na compra de até 600 mil tablets, de 7 e 10 polegadas, neste ano. O edital de compra dos equipamentos aconteceu na gestão de Fernando Haddad, mas o contrato só deve ser fechado em abril após o Inmetro avaliar se os produtos de fabricação nacional atendem às exigências do edital.
Fonte: Ivana Figueiredo, com Agência Brasil

Lula é Escolhido Vencedor do Prêmio Four Freedoms

A fundação holandesa Roosevelt Stichting anunciou nesta terça-feira (1º) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi selecionado como vencedor do International Four Freedoms Award 2012 (em português, “Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012).
A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão “Quatro Liberdades” se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.
Em seu comunicado, a Roosevelt Stichting diz que Lula é uma inspiração à comunidade internacional por sua “ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados”.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de maio em Midelburgo, na Holanda. Além do homenageado principal, a Roosevelt Stichting concederá quatro medalhas:


Comentário de João Nascimento Filho Sobre a Matéria do Posto de Saúde da Estação
Amigo Aluísio, vale lembrar que esse projeto como também das academias do CAPS e NASF foi feito e encaminhado pela vereadora Margarida com a ajuda de Sandir. Foram projetos enviados direto para o Ministério da Saúde. João Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário