email atual aluisiodutra@gmail.com

domingo, 6 de outubro de 2019

A História de Zé de Pretinho.

José Maia Sobrinho ou Zé de Pretinho como era mais conhecido, nasceu em Natal/RN, em 01 de março de 1944. Filho de Manoel Martiniano Filho e Francisca Alves dos Santos. No ano de 1961 foi residir no sítio Bestas Bravas município de São Fernando-RN onde conheceu a jovem Lídia Santos, filha de Manoel Etelvino dos Santos e de dona Maria Minervina dos Santos. Depois de certo tempo namorou e casou com Lídia Santos que na época tinha a idade de 19 anos. Do enlace matrimonial tiveram oito filhos. Em 5 de fevereiro 1966, pouco tempo depois de casados, o casal veio morar na comunidade rural de Lagoa de Pedras, município de Patu/RN. 
Trabalhando como agricultor na fazenda do desembargador Manoel Maia, o senhor Zé de Pretinho conseguiu com o passar do tempo botar um comércio no sítio que morava e comprou um prédio na cidade de Patu, instalando uma casa de jogo que ficava localizada no Beco da Facada no antigo mercado público de Patu. As primeiras pessoas que trabalharam no jogo pra ele foram Zé Pacará, Zé Redondo, Lourival Rezende e Assis do Barbeiro. No ano de 1980 em virtude da continuação dos estudos dos seus filhos, foi necessário se mudar para a zona urbana de Patu para que os mesmos pudessem estudar. Mesmo assim, continuou trabalhando como agricultor, passando a trabalhar nas terras do Sr. Antônio Suassuna como meeiro, e ainda, nos seus poucos tempos de folga bancava jogo de baralho em seu estabelecimento.
Nesse período, construiu sua casa na rua Lucas Matias, bairro do Quartel, e, com muita luta, criou e educou seus oito filhos, Marluce Maia, Ronaldo Maia, Rubinaldo Maia, Marli Maia, Manoel Etelvino dos Santos Neto, Rivaldo Maia, Maria José Maia e Lindalva Maia, dos quais se orgulhava muito, pois todos eram estudiosos e trabalhadores, conseguindo formar quase todos. 
Em 26 de julho de 2003, Zé de Pretinho sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), aos 59 anos, fato que provocou a sua morte, deixando uma família grande, bem encaminhada na vida e bastante unida. Possuía grandes amigos, como: Manoel de Lourival, Parriba e Chico Batalha, todos já falecidos. Ele era uma pessoa muito brincalhona e agradava a todos com seu jeito amigo e engraçado de ser. Como homem simples, humilde e muito trabalhador deixou a sua marca na história do município de Patu-RN. 

Fonte das Informações: Dona Lídia Santos, Marli Maia Santos e demais filhos.
Fotos: Cedidas pela família.
Apoio: Aldivan Souza

Um comentário:

  1. Hola, soy Lucas Daniel, quiero que el mundo sepa sobre el Dr. Amiso, el gran lanzador de hechizos que me trajo a mi esposa, cuando pensé que había perdido toda esperanza. El Dr. Amiso usó su poderoso hechizo para sonreír y me trajo a mi esposa con su hechizo; Al principio pensé que estaba soñando cuando mi esposa regresó a mí, rogándome que la perdonara y aceptara su hogar. Desde entonces, ella me ama más que nunca antes, así que hice una promesa al mismo tiempo que le haré saber al mundo sobre el Dr. Amiso porque es un gran hombre. ¿Tienes problemas de salud o maritales? su pareja rompió con usted y ¿todavía está enamorado o quiere que él / ella regrese? ¿Tiene problemas con sus finanzas, queda embarazada sin aborto involuntario o desea casarse con la persona adecuada a tiempo? o si necesita ayuda con cualquier tipo de problema, comuníquese hoy con el Dr.Amiso, ya que le garantizo el 100% de los que él ha ayudado, como también lo hizo con el mío. El correo electrónico del Dr.Amiso es; herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir