email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2016

Notícias do Campo


PRONATEC

O governo federal lançou no último dia (9) a nova etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a meta de oferecer 2 milhões de vagas, em 2016: 372 mil para cursos técnicos e 1,627 milhão para cursos de qualificação profissional.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um dos destaques desta etapa do programa é o fortalecimento do Pronatec EJA (Educação de Jovens e Adultos). A ideia é que os jovens e adultos que interromperam seus estudos tenham a oportunidade de participar do programa, tendo seus conhecimentos – oriundos do trabalho e de experiências anteriores – valorizados e aproveitados ao longo dos cursos.

PNAE 2016

A chamada do PNAE 2016 da Secretaria de Estado da Educação está aguardando a finalização da atualização de preços para ser publicada. Essa atualização vem sendo feita pela EMATER, por meio de um Acordo de cooperação  técnica Emater/Seec. Conforme reunião realizada na semana passada, a Emater ficou orientar seus Escritórios para iniciar esse trabalho. Ontem, realizamos uma reunião com todos os Assessores de Inclusão Produtiva dos Territórios. Eles irão apoiar essa ação da Emater e fazer um trabalho parceiro. Na reunião com a Emater, ficou estabelecido o prazo de 25/03 para conclusão dessa ação. Lembrando que o levantamento deve constar os preços da produção das cooperativas/Associações existentes no município.


SICONV, do “Proinf 2016

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial tem a satisfação de comunicar a abertura, no SICONV, do “Proinf 2016 - Chamada Especial para Grupos Produtivos de Mulheres". 

O prazo para envio das propostas inicia-se hoje, dia 11 de março de 2016, e vai até o dia 15 de abril de 2016.

Disponibilizamos o "Proinf 2016 - Chamada Especial para Grupos Produtivos de Mulheres" que normatiza a inserção das propostas, anexo. A chamada poderá ser encontrada no também no site do MDA, no link:(http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_873/Manual%20PROINF%202016%20Grupos%20Produtivos%20de%20Mulheres_2.pdf).

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida por contato telefônico, por meio do número (61) 2020-0374 ou do e-mail sdt@mda.gov.br

Atenciosamente,

Secretaria de Desenvolvimento Territorial

Ministério do Desenvolvimento Agrário


Feira Internacional Saitex 2016 (África do Sul)


O MDA está convidando os empreendimentos da agricultura familiar a se candidatarem no processo seletivo para a participação na Feira Internacional Saitex 2016 (África do Sul), no estande “Brasil Family Farming”, exclusivo para a agricultura familiar.

A inscrição será recebida de 14 de março a 3 de abril de 2016, por meio do formulário on line, devidamente preenchido e enviado, o qual pode ser acessado no link: 

https://docs.google.com/forms/d/1shT1sno7gv0SBMdidLSvCkmB7tpya1C0JG2oqg8qAD0/edit


Informações sobre as condições de participação estão dispostas na Chamada Pública, anexa, entre as quais se destacam:

a) Espaço individual equipado e decorado no estande Brasil -  Family Farming para a exposição dos produtos inscritos;

b) Apoio de recepcionistas bilíngues (inglês- português);

c) Entrada no catálogo oficial da feira;

d) Auxílio financeiro com passagens aéreas e diárias.

Atenciosamente,


 Caramurú Paiva
francisco.azevedo@mda.gov.br
8440062171

DELEGADO FEDERAL
DFDA-RN
MDA

    
  Rua. Potengi, 612 – Petrópolis- Sala 01 -Natal-RN – 59.020-030 



II Concurso de Boas Práticas - categoria Juventude em Ação

Os agricultores familiares brasileiros têm até o dia 31 de março para fazer a inscrição no  II Concurso de Boas Práticas.  O objetivo é premiar e divulgar experiências positivas que melhoraram a qualidade de vida dos produtores, da comunidade rural local e do meio ambiente. A iniciativa é da XXV Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) e do Programa Regional Fida Mercosul/Centro Latino-americano de Economia Humana (CLAEH).

Os critérios do concurso e o formulário de inscrição estão disponíveis no site http://fidamercosur.org/claeh/. 

Na ficha de inscrição eletrônica deverá ser feito um breve resumo do projeto. A partir daí, serão selecionadas as duas melhores experiências de cada categoria, que apresentarão seus projetos na próxima Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), no Uruguai. Não há taxa de inscrição.

Os projetos podem concorrer em apenas uma das quatro categorias previstas:  Associativismo para Crescer; Juventude em Ação; Inovação Tecnológica/Tecnologias Apropriadas; e Perspectiva de Gênero.

Serão dois prêmios para cada categoria, sendo que o primeiro lugar receberá US$ 2 mil e o segundo US$ 1 mil.
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/inscreva-sua-experi%C3%AAncia-no-concurso-de-boas-pr%C3%A1ticas
---Ministério do Desenvolvimento Agrário---

Nenhum comentário:

Postar um comentário