email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Orçamento Participativo, Um Sonho um Pouco Distante da Realidade de Patu



O Orçamanto Participativo, importante instrumento da democracia brasileira ainda está  um pouco distante da realidade do município de Patu. A vereadora Lucélia Ribeiro (PT) incansalvelmente e de forma bem respeitável já solicitou dezenas de vezes no plenário da Câmara Municipal de Patu a implantação do mesmo, mas, até o momento o sonho não foi realizado. Na sessão da última quarta feira (30/10) foi aprovado o orçamento do município para o próximo ano elaborado na forma tradicional como sempre aconteceu.
O orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

Um comentário:

  1. Aluísio, bem lembrado o retorno do orçamento participativo que só existiu no nosso mandato. É hora dos patuenses cobrarem dos políticos com e sem mandato uma avaliação e discussão do orçamento municipal e também da câmara municipal.

    ResponderExcluir