email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Secretária de Educação convoca a UERN para o combate ao analfabetismo

Visita


Visita
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recepcionou nesta quarta-feira, 17 de agosto, a secretária estadual de Educação, Claúdia Santa Rosa. A visita teve um propósito importante: convocar a UERN na luta contra o analfabetismo no RN.
Atendendo a solicitação do Reitor Pedro Fernandes, vários setores da UERN fizeram uma exposição das principais ações e projetos realizados pela Universidade.
Assistência estudantil, política de Inclusão, Edições UERN, UERN TV, Avaliação Institucional, programa de Estágio, projetos de Extensão e programas de capacitação do servidor foram expostos à secretária, que elogiou o potencial da Universidade: “Fiquei encantada com essa recepção, cheguei e já me deparei com arte. Tudo que vocês conseguem fazer é fruto de uma equipe engajada e da liderança do gestor”, afirmou Cláudia Santa Rosa.
Antes de ir à Feira do Livro, oficialmente aberta hoje, a secretária teve a oportunidade de visitar a Pinacoteca José Gurgel, na Reitoria da UERN. 
Coincidentemente, nesta quarta-feira, a Pinacoteca recebeu a visita de duas turmas de crianças, uma do Conservatório de Música e outra do Instituto Dom Gentil, do município de Campo Grande.
Na abertura da Feira do Livro, evento em que foi acompanhada do Reitor Pedro Fernandes, a secretária Cláudia Santa Rosa abriu o discurso fazendo referência à UERN, enaltecendo seu papel na formação de professores. Também elogiou a Pinacoteca José Gurgel.
“Todos os investimentos do Governo do Estado na área de Educação estão alinhados com o Plano Estadual de Educação. A UERN tem sua importância e a disposição é de que cada vez mais fortalecer a Universidade”, afirmou a secretária.
COMBATE AO ANALFABETISMO - No segundo momento da visita, a secretária solicitou o apoio da UERN no principal desafio de sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Cultura: o combate ao analfabetismo.
Conforme a secretária, o Estado do RN tem o alarmante número de 400 mil analfabetos, um quadro que necessita do engajamento de toda a sociedade para ser revertido. O objetivo é direcionar todas as energias para fortalecer os programas de educação e, assim, atender a uma das metas do Plano Estadual de Educação (PEE), em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). “Quando fui convidada a assumir a Secretaria, esse foi um pedido do governador Robinson Faria. Por isso, estamos convocando toda a sociedade. A UERN, com toda a sua capilaridade, pode nos auxiliar bastante”, afirmou Claúdia Santa Rosa.
O Reitor Pedro Fernandes destacou o perfil da Universidade em formar professores de várias áreas, o que contribui para a diminuição do déficit de professores.
Em sua fala, Pedro Fernandes citou a presença de diretores de unidades acadêmicas que formam professores: a professora Hubeônia Alencar, da Faculdade de Letras e Artes (FALA); o prof. Ailton Siqueira, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC); o prof. Lima Júnior, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) e da Faculdade de Educação.
A visita contou com a presença da secretária municipal de Educação, Glaudionora da Silveira e da diretora da 12ª DIREC/Mossoró, Rina Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário