email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A História de José Godeiro da Silva

José Godeiro da Silva nasceu em Patu em 3 de julho de 1.893, filho de Manoel Godeiro da Silva e Lina Joaquina de Moura. Quando jovem, José Godeiro gostava de promover festas para a sociedade patuense. Ele era detentor de uma ótima caligrafia e redigia textos muito bem, em ocasiões especiais sempre era procurado para redigir documentos, cartas, etc. Por volta do ano de 1934 casou com a senhora Ana Constância Godeiro tendo três filhos Gabriel Godeiro da Silva, conhecido como "Bié", Joaquim Godeiro Neto e Inês Eurides Godeiro, todos já falecidos. Com o falecimento da sua esposa ele casou pela segunda vez, agora com a senhora Mariá Alves da Silva, tendo dois filhos: Josemar Godeiro da Silva, conhecido com o “Zemar Godeiro” e Paulo Godeiro. 
No ano de 1927 correu a notícia em toda parte que o bando de lampião estava na região e poderia passar por Patu, vindo das bandas de Lucrécia, tendo provocado terror por lá.   O chefe da intendência de Patu era o senhor Joaquim Godeiro da Silva que formou dois grupos para defender a população do ataque de lampião. Um grupo ficou localizado na entrada de Patu, entrincheirados nas proximidades do sítio Manuê, formado pelas seguintes pessoas: Joaquim Godeiro Sobrinho, soldado Abdon, José Godeiro da Silva, João Caipora, José de Almeida, Almino Bento e João Inácio. Outro grupo ficou entrincheirado próximo a usina de Alfredo Fernandes no bairro da Estação. Os moradores ficaram apavorados com a possibilidade dos bandidos​ cangaceiros passarem por Patu, mas, o bando de Lampião não veio a Patu, seguiu rumo a cidade de Mossoró. 
 Godeiro como era mais conhecido foi comerciante em Patu, possuía um Bar, ficava localizado no centro da cidade de Patu, à rua Francisco Dutra de Almeida, no passado funcionava a Farmácia de Dr Epitácio Andrade e também o restaurante de Cleide de Miguel Câmara Rocha. Possuiu também uma bodega no bairro da estação, vendendo estivas e cereais, localizado na esquina da Praça do Povo, local pertencente hoje a Marcos de Zé de Alfredo. Zé Godeiro vendia sal para toda região, trazendo de Mossoró e revendendo para outras localidades. Da cidade de Caicó o senhor José Amâncio trazia feirantes em seu misto para a feira de Patu, na época muito grande, atraindo feirantes de toda região, e na volta ele conduzia sacas de sal para a região do Seridó. Zé Godeiro também possuía armazém que armazenava sal para outras pessoas que comercializavam com esse produto. Zé Godeiro era uma pessoa organizada e tinha posses, ou seja, vivia bem financeiramente. 
Ele foi a primeira pessoa em Patu a aquirir um veículo, tratava-se de "Ford Bigode", transporte com rodas de madeira coberto com borracha. Um fato interessante aconteceu com esse veículo, que tinha como motorista o seu irmão Lucas Godeiro. Certa vez Lucas deu um cavalo de pau, conduzindo o veículo, defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e ainda proferiu a seguinte frase: " É hoje a palha vôa". A consequência da imprudência do motorista, foi o veículo ter quebrado as quatro rodas, fato que deixou Zé Godeiro muito aborrecido, vendendo o mesmo ao primeiro comprador. Zé Godeiro também foi a primeira pessoa em Patu a possuir uma geladeira, um bem muito raro naquela época e foi o primeiro a comprar um rádio a pilha para ser colocado em seu bar, fato esse que mereceu até inauguração em um dia de domingo às três horas da tarde. Na época o seu sobrinho Antônio Edilson Godeiro Carlos, passou pelo seu bar e perguntou a Zé Godeiro: Que horas será a inauguração do rádio? Zé Godeiro, respondeu, será as três horas da tarde, vá para casa tomar banho, se vestir e venha participar da inauguração do rádio a pilha que será ligado oficialmente pela primeira vez. Na época as principais rádios AM que se captava o som eram: Rádio Jornal do Comércio de Recife-PE e Rádio Sociedade da Bahia-BA, entre outras. José Godeiro da Silva foi candidato a prefeito de Patu e perdeu a eleição por onze votos, disputando o pleito com o senhor Antônio Suassuna. Ele também foi chefe do barracão do DENOCS na época da grande seca do ano de 1958.
José Godeiro da Silva era uma homem de visão, inovador e que apoiava várias atividades, principalmente no esporte. Como proprietário de uma grande faixa de terras, na época denominada de Fazenda Lagoa, ele reservou um espaço para construir um campo de futebol, denominado de "Godeirão", esse campo era cercado pela planta “aveloz” e possuía um portão de entrada. Na época, as principais partidas de futebol das equipes de Patu eram realizadas no Godeirão. Zé Godeiro possuía terras na localidade Poço da Pedra, hoje bairro de Santa Terezinha. Ele foi o doador do terreno para construção da Capela de Santa Terezinha, a pedido de dona Maria Godeiro, mãe de Atimar Godeiro, que teve um sonho em que dona Maria Lina, esposa do ex-prefeito de Patu, Rafael Godeiro da Silva, pedia a mesma que conseguisse doações para construção de uma capela em homenagem a Santa Terezinha. Zé Godeiro também doou terreno onde hoje está localizada a praça Maria Lina, mais conhecida, como praça de Santa Terezinha, o mesmo era devoto da santa e ao lado da esposa sempre apoiavam nas atividades da Capella. No período da administração do prefeito Possidônio Queiroga, um terreno localizado na Fazenda Lagoa, principalmente onde se localizava o campo Godeirão, pertencente ao senhor José Godeiro, foi desapropriado pelo poder público municipal para ser construído o Conjunto Nova Patu, com capacidade para 600 unidades habitacionais. A Câmara Municipal de Patu, através de projeto de autoria do vereador Moura da Saúde, aprovou o novo bairro de Patu, denominado de José Godeiro da Silva, onde está localizado o Conjunto Nova Patu. José Godeiro em suas atividades tinha a capacidade de fazer serviços de balizamento de ruas e avenidas, profissão destinada ao agrimensor, pessoa que é habilitada legalmente para medir, dividir e/ou demarcar terras. Na administração do prefeito Dr. Aderson Dutra, Zé Godeiro foi chamado para medir uns terrenos e certa pessoa perguntou: Seu Zé Godeiro está medindo o que? Ele respondeu, um terreno para uma futura rua. Ela perguntou, e como será o nome dessa rua, ele respondeu, brincando, será a rua José Godeiro, o fato é que as pessoas foram construindo suas residências e diziam que moravam na rua José Godeiro, fato esse oficializado depois pela prefeitura Municipal de Patu. A rua José Godeiro fica localizada por trás do Campus Avançado de Patu. José Godeiro da Silva faleceu no mês de dezembro do ano de 1989 com 96 anos de idade e seu corpo foi sepultado no cemitério público de Patu-RN.
José Godeiro da Silva, homem habilidoso, inteligente, com pensamento inovador para a sua época, deixando seu legado e sua marca na construção da história de Patu.

Reportagem: Aluísio Dutra de Oliveira.
Fonte das Informações:
Paulo Godeiro.
Fotos: George Godeiro.

José Godeiro da Silva








Um comentário:

  1. Hola, soy Lucas Daniel, quiero que el mundo sepa sobre el Dr. Amiso, el gran lanzador de hechizos que me trajo a mi esposa, cuando pensé que había perdido toda esperanza. El Dr. Amiso usó su poderoso hechizo para sonreír y me trajo a mi esposa con su hechizo; Al principio pensé que estaba soñando cuando mi esposa regresó a mí, rogándome que la perdonara y aceptara su hogar. Desde entonces, ella me ama más que nunca antes, así que hice una promesa al mismo tiempo que le haré saber al mundo sobre el Dr. Amiso porque es un gran hombre. ¿Tienes problemas de salud o maritales? su pareja rompió con usted y ¿todavía está enamorado o quiere que él / ella regrese? ¿Tiene problemas con sus finanzas, queda embarazada sin aborto involuntario o desea casarse con la persona adecuada a tiempo? o si necesita ayuda con cualquier tipo de problema, comuníquese hoy con el Dr.Amiso, ya que le garantizo el 100% de los que él ha ayudado, como también lo hizo con el mío. El correo electrónico del Dr.Amiso es; herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir