email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 28 de maio de 2018

História do Sub-Tenente José Emídio Sobrinho



José Emídio Sobrinho, nasceu em Araruna-PB em 22 de novembro de 1932, filho de Francisco Emídio da Silva e de Maria Emília da Silva. 
Casado com Tarcília Dantas da Silva (In memoriam) teve 11 (onze) filhos: Carlos Emídio Dantas, Cláudio Emídio Dantas, Claudemir Emídio Dantas, Claudismar Emídio Dantas, Claudembergh Emídio Dantas - Maria dos Navegantes Emídio Dantas, Maria de Fátima Emídio Dantas, Maria Norma Lúcia Dantas Emídio (In memoriam), Lúcia de Fátima Emídio Dantas, Ana Rosa Emídio Dantas e Clésia Maria Emídio Dantas.
Começou a sua carreira militar ainda muito jovem. O mesmo serviu ao Exército em Natal/RN por um período de 1 (um) ano, pois tinha muita vontade de servir a Polícia Militar. Prestou concurso para Soldado de Polícia do Rio Grande do Norte e foi um dos primeiros colocados naquela época. Daí então fez mais 2 (dois) concursos, o primeiro para Cabo e depois para Sargento, sendo aprovado nos mesmos.
Na década de sessenta chegou a ser Sub-Comandante de Polícia da cidade de Patu/RN, na época chamada de "cadeia pública". A delegacia era situada onde é hoje é a Biblioteca Pública Municipal - Edifício Castelo Branco. Como era um grande conhecedor da Língua Portuguesa, o "Sub-Emídio" como era mais conhecido, instaurava inquéritos policiais com a maior desenvoltura. Com um enriquecido currículo militar o mesmo foi delegado das principais cidades da Região  Agreste, do Alto e Médio Oeste Potiguar.
Após servir por quase trinta anos a carreira chegou ao cargo de Sub-Tenente e chegava também o final de uma gloriosa carreira militar. O Sub-tenente Emídio faleceu no dia 18 de abril de 1992.
O mesmo tinha um sonho de ingressar no curso de Direito, estudava na época pelo Instituto Padre Reus.
Cidades que o Sub-Ten. Emídio desempenhou suas funções militares.

* Almino Afonso-RN
* Angicos-RN
* Antônio Martins-RN
* Apodi-RN
* Caicó-RN
* Campo Grande-RN
* Caraúbas-RN
* Guamaré-RN
* Itaú-RN
* Janduís-RN
* Lajes-RN
* Lucrécia-RN
* Luis Gomes-RN
* Macau-RN
* Messias Targino-RN
* Monte Alegre-RN
* Mossoró-RN
* Natal-RN
* Olho D'água do Borges-RN
* Ouro Branco-RN
* Patu-RN
* São Gonçalo do Amarante-RN
* São João do Sabugi-RN
* Upanema-RN.

Fonte: Claudismar Emídio.
Blog Patu em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário