email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 9 de abril de 2018

História do Mestre de Obras Deca Torquato.

José Ferreira Rosa conhecido popularmente por Deca Torquato nasceu no município de Rafael Godeiro em 1 de março de 1936. No ano de 1950 veio residir em Patu onde iniciou a profissão de pedreiro e mestre de obras onde trabalhou em capitais e cidades do Brasil. No ano de 1970 Deca comprou ao senhor João Solano, pai do saudoso vereador Mário Solano de Moura, um terreno que fica localizado onde hoje é a rua Bento Bandeira, terreno esse entre a parte de trás do prédio do antigo motor da luz até o açougue público. O terreno comprado por Deca em seguida foi vendido em várias partes para diversos moradores da localidade que residiam na avenida Lauro Maia, bem como foi feito o prolongamento da rua Bento Bandeira até o centro da cidade.

O terreno possuía muitas pedras onde Deca autorizava retirar as mesmas pelos pedreiros da cidade. Ele também comprou outro terreno ao senhor Celso Dutra para construção de casas no centro da cidade onde hoje é a rua Aristides Inácio, setor da creche Obdúlia Solano e outro terreno adquirido a João Solano localizado na rua do fórum até a cacimba do povo.
Deca Torquato foi casado quarto vezes. O primeiro casamento foi com a senhora Ana Maria conhecida como Santana (já falecida) onde tiveram dois filhos, um falecido e o outro de nome Torquato Ferreira Rosa.
O segundo casamento foi com a senhora Raimunda Ferreira Lopes, onde tiveram uma filha, Naide Lopes residente no Estado do Acre. O terceiro casamento foi com Elita Ferreira dos Santos (já falecida) onde tiveram seis filhos: Edileusa, Ires, Iranildo, Ediane, Berg e Leninha. O quarto casamento foi com a senhora Dilma Fernandes Ferreira onde tiveram quatro filhos: Maria Fernandes, Isaías, Priscila e Pretinha. Ele tem 18 netos e 6 bisnetos. Um fato que na época chamava atenção era que o senhor Celso Dutra ficava admirado quando passava pela residência de Deca e via muitos filhos de Deca todos juntos em perfeita harmonia reunidos na mesa na hora das refeições.
Hoje aos 82 anos Deca está aposentado e reside com a filha pretinha na rua Zé Godeiro, próximo ao Campus de Patu. Deca na sua arte de mestre de obras e construtor ajudou no desenvolvimento de Patu desbravando novas ruas como as ruas Bento Bandeira, Aristides Inácio e Capitão José Severino que no passado eram terrenos pedregosos onde deram lugar a residências e prédios públicos de nossa cidade e desta forma ajudou a construir a história de Patu. 
Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.
Fotos: Aluísio Dutra de Oliveira.

Prolongamento da Rua Bento Bandeira

Residência atual de Deca - Rua José Godeiro

Rua Capitão José Severino 

Rua Aristides Inácio - por Trás do Fórum o Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário