email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 23 de abril de 2018

História do Bairro do Fomento e o Açude do Governo

Nos anos 40 até os anos 70 o governo federal implantou em muitos municípios do Brasil um projeto ou programa denominado de Fomento Agrícola. Fomento vem de fomentar, estimular, incentivar, auxiliar. O programa Fomento Agrícola tinha esse objetivo de impulsionar e incentivar a agricultura através de ações técnicas e de implementos agrícolas utilizando máquinas e equipamentos para o desenvolvimento dos trabalhos na agricultura. No Rio Grande do Norte alguns municípios tiveram implantados pelo governo federal o programa Fomento Agrícola, citamos por exemplo o Fomento Agrícola da cidade de Caicó-RN e de Patu-RN. 
O Fomento Agrícola de Patu ficava localizado onde hoje é o bairro popularmente conhecido como Bairro do Fomento, exatamente pelo local onde estava localizado a sua sede administrativa. O escritório do Fomento Agrícola de Patu ficava instalado em um prédio na rua Dr Aderson Dutra de Almeida onde hoje esse prédio se encontra em ruínas sob os cuidados do senhor Joaquim Pessoa que desde os anos 80 toma conta para que vândalos não utilizem o mesmo para outros fins. Naquela época poucas casas existiam no bairro, parecia mesmo uma comunidade rural. Através das ações do Fomento Agrícola o governo federal construiu um açude conhecido por todos como "Açude do Governo" ele ficava localizado entre os bairros do Fomento e Quartel, sua parede ficava localizada onde hoje é a rua Laurita Ferreira de Lima. 
As águas que chegavam ao açude do governo vinham através do canal que passa ao lado da Boate Pântanos, atravessando a avenida Laura Maia, seguindo até o mesmo. No início dos anos 70 o prefeito de Patu da época, Lourival Rocha, fez manutenção nesse açude bem como construiu na avenida Lauro Maia uma ponte sobre o canal da Boate Pântanos. Como o açude era do governo, portanto público, todos utilizavam o mesmo para as atividades e necessidades do dia a dia, carroceiros retiravam água, lavadeiras lavavam roupas, agricultores retiravam água para as plantações, ou seja, era um açude que beneficiava a todos. Segundo informações de Neto da Serraria, ele conta que na véspera do seu aniversário, ou seja, dia 4 de março do ano de 1976, por volta de uma hora da tarde começou uma chuva muito forte em Patu que durou a tarde inteira.
Essa chuva provocou alagamentos em vários locais da cidade, a parede lateral da Boate Pântanos desabou, o canal transbordou e o Açude do Governo não suportou a grande quantidade de água, vindo provocar o seu arrombamento, naquela tarde do mês de março. Hoje só restam as lembranças desse açude público que serviu tanto a população de Patu. O programa Fomento Agrícola foi desativado e hoje o prédio se encontra em ruínas no bairro que levou o seu nome. Anos depois a Câmara Municipal de Patu aprovou projeto de lei dando um novo nome ao Bairro do Fomento, que atualmente leva o nome do ex-prefeito de Patu, Epitácio Andrade. Portanto essa é mais uma história de Patu. A história do bairro que em décadas passadas funcionou um importante projeto do governo federal, chamado de Fomento Agrícola, onde também foi construído o Açude do Governo, hoje lembrado pelos moradores mais antigos que recordam bem desse período.

Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.



Colaboradores: Neto da Serraria, Antônio José da Silva, Michael Douglas, Pablo Vinícius, Joaquim Pessoa e Sandoval Dutra.

 Antigo Escritório do Fomento Agrícola de Patu-RN

 Antigas casas do bairro do fomento

 O antigo escritório do Fomento Agrícola encontra-se em ruínas

  Antigas casas do bairro do fomento

Local onde foi a parede do Açude do Governo

 Bairro do Fomento, Hoje Epitácio Andrade

 Riacho do Açude do Governo




Nenhum comentário:

Postar um comentário