email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 4 de abril de 2018

A HISTÓRIA DE RAIMUNDO SELEIRO


Raimundo Ferreira da Silva, nascido na cidade de Belém de Brejo do Cruz-PB, no dia 22 de outubro de 1928. Filho de João Ferreira da Silva e dona Maria das Mercês. Desde cedo aprendeu a trabalhar com couros, começou fazendo remontes em selas usadas. Em 1956, mudou-se para a cidade de Patu onde dominava os conhecimentos e as técnicas de manufaturar selas, arreios de couro curtido acolchoado que forma assento onde monta o cavaleiro. Raimundo Seleiro passou a trabalhar e ganhar a vida como profissional da arte de confeccionar selas e demais peças de arreios, comercializando seus produtos manufaturadas nas cidades de Catolé do Rocha-PB, Umarizal-RN, Apodi-RN e demais cidades. A medida que foi enfraquecendo o comércio de arreios e selas ele passou a trabalhar por encomendas para conhecidos da região.

Raimundo Seleiro casou-se no ano de 1958 com a senhora Maria Medeiros Ferreira conhecida como Dona Zuíla, onde tiveram três filhas: Lúcia Ferreira de Medeiros, Lucenira Ferreira de Medeiros “Lulu” e Maria Lucilene de Medeiros “Branquinha”.
A sua oficina ficava localizada a Avenida Lauro Maia, centro da cidade, onde o mesmo contava com três auxiliares, sendo um o senhor Nelsinho que durante muitos anos trabalhou com o mesmo.
Em 2008 ele foi vítima de um infarto fulminante que tirou a sua vida, vindo falecer aos 80 anos de idade.

 A sua esposa dona Zuíla veio a falecer no dia 14 de setembro de 2014. No dia 11 de agosto de 2011 a Prefeitura Municipal de Patu, na gestão da prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira, sancionou a Lei Municipal nº 284/2011, aprovada pela Câmara Municipal denominando a rua Raimundo Ferreira da Silva “Raimundo Seleiro” no conjunto João Pereira III, homenagem mais do que justa ao senhor que trabalhou e prestou serviços em nossa cidade e região na arte de confeccionar produtos do sertão, do vaqueiro, do cavaleiro, da amazonas e de todos que se utilizam da montaria em animais e desta forma deixa a sua marca registrada na história de nosso município.
 Local de trabalho - Avenida Lauro Maia

Dona Maria das Mercês

 Residência e local de trabalho - Av. Lauro Maia

 Maria Lucilene - Branquinha

Lucenira Ferreira - Lulu





Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.
Fonte das informações: Blog de Luiz Assunção: lassuncao.blogspot.com/2009/08/seu-raimundo-seleiro.html

Apoio e fotos: Maria Lucilene de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário