email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

História do Primeiro Cemitério de Patu-RN

O primeiro cemitério de Patu foi construído no século XVIII, fica localizado no centro da cidade, próximo a sede do poder executivo e Igreja Matriz onde as primeiras casas foram construídas. Os túmulos construídos com a arquitetura do século XVIII ainda resistem ao tempo. Segundo informações do professor e historiador patuense, Petronilo Hemetério Filho, nesse cemitério estão sepultados os restos mortais de Raimundo Basílio, sobrinho do Capitão José Severino de Moura que chefiou o município por 15 anos (1.884 a 1.900) sendo um grande baluarte para a criação do município de Patu. Próximo a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores existe um rua com o seu nome e uma estátua que fica do lado direito da Igreja Matriz. 
Além de Raimundo Basílio estão sepultados, o primeiro professor de Patu, Aderaldo José de Moura, como também o senhor Herculano Victor de Lima, falecido no ano de 1910, João Carneiro da Cunha, falecido em 1.900, sua esposa Thereza Gomes da Cunha, falecida em 1.897 e de dona Clara da Silva Cortez que faleceu em 1.899, esposa de Nicolau Cortez. Também está sepultado no primeiro cemitério de Patu o padre Domingos Pereira de Oliveira, ele foi o terceiro padre da paróquia de Patu. Conta-se que o Padre Domingos Pereira de Oliveira, que administrou a paróquia no período de 1.860 até 1.872 teve um relacionamento com a escrava Severina onde tiveram muitos filhos e filhas na sua convivência. Ele conseguiu para ela uma carta de alforria.
Com o crescimento da cidade de Patu o cemitério velho hoje fica localizado num espaço pequenino no centro da cidade, merecendo uma reforma para deixá-lo como local de visitação pois ali está um pedaço da memória do nosso município, um verdadeiro patrimônio histórico imensurável onde repousa os restos mortais de pessoas que ajudaram a construir o nosso município.










Reportagem e fotos de Aluísio Dutra de Oliveira.
Colaboração: Petronilo Hemetério Filho. 



2 comentários:

  1. Ai esta os restos mortais de minha bisavo e bisavor nicolau cortez e clara cortez

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de ter estas foto com as estoria do cemiterio velho de patu meus bisavor esta enterado ai e micolau cortese a esposa obrigada fico esperando a resposta

    ResponderExcluir