email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 11 de julho de 2017

Deputados se pronunciam sobre possibilidade de fechamento de hospitais do RN


kelps grito
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) criticou o Governo do Estado pela intenção de fechar sete hospitais regionais no Rio Grande do Norte. Kelps se refere ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pelo Governo com o Ministério Público do Trabalho, Procuradoria de Justiça e Ministério Público, que recomenda a elaboração de um cronograma de desativação dos hospitais definidos em um plano de revisão, no prazo não superior a 120 (cento e vinte) dias, ou transferência da estrutura física das unidades desativadas para entes municipais.
“Eu acho que tem que ter um reordenamento em torno dos hospitais regionais”, afirmou Kelps, estranhando a forma como foi anunciada a decisão, sem discussão com a Assembleia Legislativa, com os municípios e com a sociedade. “O Governo quer transformar os hospitais em UBS (Unidade Básica de Saúde), mas as UBS são geridas pelos municípios. O governador perguntou aos prefeitos?”, questionou o parlamentar, lembrando que um TAC só assina quem quer, e adiantando que os municípios que poderão ter seus hospitais regionais fechados são Canguaretama, Caraúbas, João Câmara, Acari, São Paulo do Potengi, Angicos e Apodi.
Segundo Kelps, a população de Canguaretama fará mobilização na sexta-feira, e hoje em São Paulo do Potengi e Apodi as pessoas já estavam na frente das unidades de saúde no começo da tarde desta terça-feira. Kelps ressaltou que a Assembleia Legislativa deverá dar início a discussões sobre o assunto, propondo que a Comissão de Saúde convoque os órgãos envolvidos para uma reunião. “A Assembleia pode ter um papel importante para ajudar a encontrar uma saída para o problema”, sugeriu Kelps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário