email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Audiência na AL: Deputados apresentam documento em apoio à UERN e repudiam privatização


Audiência na AL
A importância e o papel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RN ganharam destaque na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do RN, nesta quinta-feira (17), uma proposição do deputado Fernando Mineiro.
O plenarinho da Câmara ficou lotado de servidores e estudantes. Quatro deputados compareceram à audiência: Fernando Mineiro (PT), Souza Neto (PHS), George Soares (PR) e Carlos Augusto (PSD). Eles reforçaram o apoio à Universidade e apresentaram um documento que reúne assinaturas de 15 dos 24 deputados estaduais que externaram apoio à UERN e o posicionamento contrário à opinião do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, que sugeriu a privatização da Universidade. Esse documento coletará assinaturas até a próxima quarta-feira (23). O deputado Fernando Mineiro também afirmou que a AL vai intermediar uma audiência com o governador Robinson Faria.
O Reitor Pedro Fernandes apresentou números que comprovam a importância da UERN para o Estado e se posicionou contrário à PEC 241/ 55. "Estamos presentes em todas as regiões do RN, através de seis Campi e 11 Núcleos Avançados. Somos protagonistas na formação de professores. A UERN não é um fardo; fardo é o analfabetismo. A UERN não é um peso; pesado é o atraso econômico. Não temos como acatar nenhuma proposta de contenção dos investimentos em educação. É por esse motivo que nos posicionamos contra a PEC 55”, declarou.
Representando o governador Robinson Faria, a secretária adjunta de Educação, Mônica Guimarães reafirmou a posição do governo, que já negou a possibilidade de privatização. Ela também destacou o conceito de retroalimentação: "Muitos de nossos alunos da rede básica ingressam na UERN e depois retornam como professores para as escolas. Isso tem uma importância fundamental".
A defesa da UERN e sua importância para o RN deram o tom dos discursos pronunciados na audiência, reforçados pelas falas do professor Lemuel Rodrigues, presidente da ADUERN; Tasso Alves, coordenador do DCE/UERN; e Elineudo Melo, presidente do SINTAUERN; além de professores, técnicos e alunos que representaram os campi da UERN. Foram mais de quatro horas de discussão.
Representantes de outras entidades também levaram seus recados, exaltando a importância da educação superior pública, gratuita e de qualidade.
De Mossoró, os vereadores Francisco Carlos e Lahyre Rosado prestigiaram a audiência, juntamente com Larissa Rosado, que assumirá mandato na Assembleia Legislativa a partir de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário