email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 12 de julho de 2016

Morre aos 63 anos a ex-ministra de Igualdade Racial

A ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, morreu na manhã desta terça-feira (12) em Porto Alegre. Luiza lutava contra um câncer de pulmão. Gaúcha, Luiza teve todo o seu histórico de militância negra e feminista construído na Bahia, estado onde tornou-se secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), em agosto de 2008.

Secretária do governo Jaques Wagner, Luiza Bairros foi convidada pela presidente Dilma Rousseff a assumir o ministério da Igualdade Racial. Conhecida do movimento negro, sua indicação para assumir o Ministério da Promoção da Igualdade Racial foi muito comemorada pela comunidade negra baiana.
“Ela foi do movimento negro a vida toda e adotou a Bahia como a casa dela. É uma perda para a população, especialmente para o movimento negro. Uma perda irreparável. Ela era brilhante, bem-humorada, militante. Quando ela falava, ela tinha uma voz muito grave, parava todo mundo para escutar. Quem falava depois dela quase não tinha o que dizer. Era muito eloquente, inteligente”, lembra a amiga e jornalista Isabel Ribeiro, que trabalhou com Bairros na Sepromi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário