email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 1 de março de 2016

Governo Federal e bispos do Nordeste realizarão caravana ao longo das obras do S. Francisco
A observação da situação atual das obras de integração de bacias do Rio São Francisco é o principal objetivo da caravana que inicia na próxima segunda-feira (29) e segue até o dia 03/03 numa comitiva composta pelos bispos do Nordeste, movimentos sociais e representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional. Além das obras de engenharia do canal também serão analisados os impactos ambientais e os investimentos sociais e econômicos que estão sendo feitos pelo Governo Federal ao longo do eixo norte da transposição.  
A obra emblemática para o semiárido brasileiro. Anunciada desde o período do império e iniciada somente em 2003, na primeira gestão do Presidente Lula, a integração da bacia do São Francisco é esperada pela população sertaneja como um grande reforço na segurança hídrica da região. O Governo Federal aponta para o final de 2017 a conclusão das obras com a água passando por vários estados do Nordeste até a chegada ao Estado do Rio Grande do Norte.  Este investimento combinado com as tecnologias sociais de armazenamento de água tem condições de inaugurar um novo momento na relação com a variabilidade das chuvas no Nordeste.
Os bispos do Nordeste entendendo a dimensão dos impactos desta obra estão mobilizando uma comitiva com nomes como dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; dom Antônio Carlos Cruz Santos, de Caicó; dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz Ferreira Salles, de Floresta (PE); dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e monsenhor Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). Os movimentos sociais e sindical também estarão representados pela ASA, federações sindicatos e outras redes de organizações.
A agenda será iniciada pelo município de Assu, a partir das 7 h da próxima segunda-feira (29) com recepção pelo técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS/Ministério da Integração Nacional. Em seguida o grupo se descolará para visita a Barragem de Oiticica, em Jucurutu/RN, aonde acontece um diálogo com a comunidade. Depois o grupo concluirá as atividades do dia com uma atividade em Caicó, no Centro Pastoral Dom Wagner. A agenda continuará do dia 01 até o dia 03 passando pelos Estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco. 
A comitiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte será formada pelo Delegado Federal do MDA no Estado, engenheiro agrônomo Caramurú Paiva; o Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Vinícius Araújo; e Socorro Oliveira, coordenadora estadual do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Ainda terão representantes do MDA pelas delegacias dos outros estados do Nordeste e dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social.

Programação

Programação Síntese da Caravana  Socioambiental  dos Bispo do Regional Nordeste 2 (CNBB NE2), parceiros da sociedade civil e órgãos governamentais  ao Programa de Integração do São Francisco – Eixo Norte
DIA 29/02/2016  (SEGUNDA-FEIRA)
. 7h – Concentração na parede da Barragem Engº. Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá (RN)
. 7h30 – Celebração da Palavra e acolhimento da Caravana 
. 8h15 – Lanchc
. 8h30 – Saída para a Barragem Oiticica, em Jucurutu (RN)
. 10h30 -  Realização de diálogo com a comunidade e representação de órgãos públicos , na capela de Barra de Santana (Jucurutu)
- Visita às obras da barragem
. 11h30 – Deslocamento para Caicó
. 12h30 – Almoço, no Centro Pastoral Dom Wagner (Caicó)
. 13h30 – Viagem para Cajazeiras (PB)
. 16h30 – Acolhida e missa, na Catedral, em Cajazeiras
. 18h30 – Jantar e pernoite

DIA 01/03/2016 (TERÇA-FEIRA)
. 6h – Café da manhã
. 6h45 – Ida à  Barragem EngºAvidos (Boqueirão), em São José das Piranhas (PB)
. 10h – Deslocamento para a Vila Produtiva Rural Cacaré (vila não habitada, com 120 casas)
. 12h – Deslocamento para Barro (CE)
. 14h – Almoço, em Barro
. 14h – Ida ao Reservatório Jati (CE) 
. 15h30 - Visita ao Reservatório Jati/CE 
. 17h – Ida à Vila Produtiva Rural Retiro, em Pena Forte (CE)
. 17h30 - Visita à Vila Produtiva Rural Retiro
. 19h:00- Deslocamento para Brejo Santo (CE), onde acontecerá  o jantar e pernoite

DIA 02/03/2016 (QUARTA-FEIRA)
. 6h30 – Café da manhã
. 7h – Deslocamento para Salgueiro (PE)
. 8h30 - Atividade no escritório do Ministério da Integração (MI),  em Salgueiro
. 11h30 – Almoço
. 13h – Ida  à Estação de Bombeamento 1, com passagem pelo Rio São Francisco
. 16h – Visita ao Rio São Francisco, com tomada d’água e com celebração da palavra
. 17h30 – Retorno a Salgueiro
. 19h:30– Jantar e pernoite em Salgueiro

DIA 03/03/2016
. 6h30 – Café da manhã
. 8h30 - Ato de encerramento, na Catedral, em Salgueiro
-  Missa de encerramento e Diálogo com Representação da Sociedade e órgãos públicos e PCTAF 
. 12h – Almoço e viagem de retorno
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário