email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O Boi de João de Artur sai neste Domingo de Carnaval comemorando 40 Anos!!


O Boi de João de Artur esse ano comemora 40 anos de fundação e de animação do carnaval de rua de Patu. Em 1976 seu João de Artur criou o Boi a partir da leitura de uma revista que dizia que a Diversão era necessária. No carnaval de 2016 o Grupo Folclórico sairá pelas ruas e bairros mas simples de Patu neste domingo de carnaval. Com relação a prévia dessa sexta feira (05/02) seu João de Artur ainda não sabe se vai sair pois nenhum contato ainda foi feito com ele. Certo é que neste domingo (07/02) o Boi vai sair pelas ruas de Patu a partir das 16:00 horas.

Veja um pouco da história do Boi de João de Artur publicada pelo Jornal de Fato.
       
  
"Um senhor negro, franzino, usando óculos escuros caminha devagar pela Rua da Capela, no bairro Santa Terezinha, periferia de Patu. Veste bermuda verde e uma camisa azul (de botão), sandália havaiana e um boné. Este é o jeito de ser e se vestir de João Artur, de 73 anos, um dos últimos artistas da região Oeste do Rio Grande do Norte que mantém viva a cultura de sair às ruas vestindo boi de reis e bonecos gigantes. "Aqui na região não tem mais quem procure proporcionar a alegria da meninada se vestindo de boi de reis e bonecos gigantes", diz Arlindo Nogueira, o comerciante que se encarregou de apontar o endereço onde ele morava.
Estirou a mão para o cordial cumprimento com o repórter e foi logo lembrando: "de primeiro vocês vinha mais em minha casa. Hoje quando aparece é por acaso", disse em voz mansa. De fato, foi por acaso. A ideia era fazer uma reportagem retratando as dificuldades do bairro e o caminhar do artista, que já esteve até com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, chamou a atenção pelo jeito simples que cumprimentava a todos por onde passava. "Aqui ele é alegria em pessoa, mas tem mudado muito nos últimos anos", diz Arlindo Nogueira.

João Artur mora com a esposa Rita Alves numa casa de esquina, com um pé de algaroba fazendo sombra em frente. É tudo muito simples. Sem luxo. Um rádio de pilha, um TV de 14 polegadas, um sofá e um painel de fotos na parede que o faz lembrar dos tempos que era convidado pelos prefeitos - de quase todos os municípios do Rio Grande do Norte - para ministrar palestras e aplicar o que ele chama de 'elixir da alegria, que consistia em sua apresentação de gala com bois de reis e os bonecos gigantes representando a imagem de Câmara Cascudo e Gabriela'.
O artista - que já foi capoteiro, sapateiro e marceneiro - segue esta rotina desde 1976. "Eu vi uma notícia no jornal dizendo que a diversão era necessária e que as pessoas precisam viver com alegria, precisam sair de casa para brincar na praça, dançar forró, ir à missa, ao culto, se divertir", explica João Artur de como teve a ideia de construir o boi de reis para sair à rua divertindo a criançada e também se divertindo. "Não existe nada mais gratificante do que ver a alegria no rosto das pessoas, das crianças", explica.
Depois, o amigo Ricardo Veriano construiu o boneco de Câmara Cascudo, em homenagem ao grande folclorista potiguar. "Aí eu construí Gabriela, em homenagem a minha irmã, para fazer companhia a Câmara Cascudo nos meus desfiles pelas cidades. Também tenho o Jaraguá, que na verdade é uma figura de jacaré", diz João Artur, que quando era convidado para fazer apresentações levava um grupo de mais ou menos 60 pessoas e puxava centenas pelas ruas de Patu e das cidades por onde se apresentou nos últimos 40 anos. "Até pra Lula eu já me apresentei", diz mostrando a foto.
Nas décadas de 80 e 90, João Artur mantinha uma agenda de apresentações. Era regra a turma se reunir para se apresentar no Carnaval e na vitória das eleições, não importando quem é o vencedor, João Artur está lá com seu boi de reis e o 'casal' de bonecos Câmara Cascudo e Gabriela, se divertindo e divertindo as pessoas pelas ruas. Paralelo a estas apresentações, a esposa Rita Alves conta que João Artur recebia convites para se apresentar em escolas e inúmeros eventos em quase todos os municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba.
Mas a cultura de João Artur está perdendo o gosto. "Ele agora recebe poucos convites para abrir festas de carnavais nas cidades. O último foi em Caicó, no 'Bloco do Magão'. há vários anos. Os bonecos estão guardados num quarto ao lado da casa a contra gosto de Rita Alves. (hoje no museu municipal na Praça do Povo)"Mas isto aí é a vida dele, ninguém toca sem que ele esteja por perto para providenciar o zelo necessário", diz Rita, enquanto João Artur reclama da falta de apoio da iniciativa pública para "espalhar o gosto popular e aplicar o 'elixir da alegria' e espantar a tristeza pra lá", diz.
João Artur disse que tem uma preocupação: quem vai sucedê-lo? O meu grande amigo Epitácio Filho disse que vai continuar, mas sinto desinteresse dos mais jovens. Às vezes, é preciso pagar para a pessoa sair com os bonecos. Eles não saem mais pela diversão e para divertir. Também praticamente não existe mais apoio dos prefeitos para sair divertindo nas ruas. A gente vai no comércio e alguns poucos dão ajuda", relata João Artur, reconhecendo que fazer o que ele faz para manter a cultura do boi de reis na região do RN é muito difícil.
Fonte:Jornal de Fato

João de Artur com Lula



Nenhum comentário:

Postar um comentário