email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O Recado do Juiz Foi Dado "Ou Usam o Capacete ou a CNH Será Exigida" e "Morreu Maria Preá"

Para bom entendedor meia palavra basta. O Juiz da comarca de Patu Valdir Flávio Lobo Maia disse: "Se não usarem o capacete a Carteira Nacional de Habilitação Será Exigida". Cabe agora aos condutores de motocicletas obedecerem ou não.

    Juiz Valdir Flávio Lobo Maia

Municípios têm até hoje para solicitar profissionais do Mais Médicos


mais medicosTermina hoje (28) o prazo para os municípios se inscreverem no Mais Médicos. Nesta nova edição do programa, 1.500 prefeituraspoderão solicitar ao governo profissionais para prestar atendimento clínico na rede pública de saúde. A adesão pode ser feita nosite do programa.
Estão aptas a aderir as prefeituras que receberam médicos do Provab 2014, que termina em fevereiro, e aquelas de municípios com maior vulnerabilidade econômica e social. Tiveram prioridade, por exemplo, as cidades com 20% da população em extrema pobreza, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, localizadas no semiárido, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. O Ministério da Saúde também deu prioridade à expansão do programa para os distritos indígenas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Especial

Felipe Camarão


Militantes culturais Discutem a Questão Indígena no Rio Grande do Norte com Rodrigo Bico
 
 
Aucides Sales, Epitácio Andrade e Rodrigo Bico


                         Neste dia 26 de janeiro de 2015, o presidente da Fundação Cultural José Augusto Rodrigo Bico discutiu com um grupo de militantes culturais liderado pelo professor Aucides Bezerra de Sales e pelo músico Dudé Viana a questão indígena no Rio Grande do Norte.  A ideia da reunião surgiu quando Rodrigo fez uma visita ao médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho no último 20 de janeiro, dia nacional da consciência indígena.

Rodrigo Bico em visita a Epitácio

                         Os ativistas decidiram cumprir uma agenda de atividades que começará pela realização de articulações sócio-políticas para regulamentar a legislação sobre a temática em nível municipal, estadual e federal. A nível federal o grupo deverá se reunir com a senadora diplomada Fátima Bezerra para buscar o seu apoio institucional no sentido de regulamentar a lei federal 12.701, que reconhece o índio potiguar Felipe Camarão como herói nacional. Da mesma forma, o grupo vai procurar o vereador Franklin Capistrano para o reconhecimento a nível municipal e o deputado Hermano Moraes para o reconhecimento a nível estadual.
 
Antônio Felipe Camarão
 
                         Durante a visita â Fundação, o grupo convidou a arquiteta Luana Cibele, responsável pelo setor de patrimônio histórico a conhecer o museu rural de Patu, onde no seu acervo um conjunto de arco e flecha da etnia Nhambiquara representa o legado dos caboclos da família Limão que protagonizaram o enfrentamento ao cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante (1844-1879).

Dudé Viana, Luana Cibele e Epitácio

Arco e flecha
 
 
                         O grupo solicitou o apoio de Rodrigo Bico e do agitador cultural Buiú  no sentido de convidar o governador Robinson Faria para a inauguração em março de 2015 do centro cultural do artista plástico Demetrius Montenegro, em Nova Cruz, no agreste potiguar, que explora a temática quilombista-indigenista.
Buiú, Epitácio Andrade e Dudé
 
Epitácio. obra e Demetrius

Pagamento do Mês de Janeiro dos Servidores do RN Sairá Quinta (29) e Sexta Feira (30/01)

O governador Robinson Faria vai pagar em dia o salário dos servidores do Estado. O calendário de pagamento de janeiro já está fechado e ocorrerá nos seguintes dias: 29 de janeiro, serão pagos os salários dos aposentados e pensionistas. E, no dia 30 de janeiro, receberão os servidores da ativa da administração direta e indireta. "Sempre tenho reiterado que o Governo não medirá esforços para cumprir o calendário de pagamento e que não estamos aqui para punir os servidores do Estado. O desequilíbrio fiscal existe, mas desde que assumimos, temos trabalhado incansavelmente para cumprir com o mínimo devido aos servidores do Estado", disse o governador, Robinson Faria.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, ainda não há condições de se estabelecer um calendário para os próximos meses, devido o desequilíbrio fiscal em que foram encontrados os cofres públicos. Segundo informações da Seplan, o valor total que será pago aos servidores estaduais é de R$ 283.764.758,87, distribuídos entre 62.596 servidores ativos; 33.447 aposentados e 10.482 pensionistas.
Fonte: Portal do Governo do RN.

SISU


Mais de 70% dos candidatos aprovados na UERN pelo SiSU são do Rio Grande do Norte

SiSU
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), divulgado nesta segunda-feira, 26 de janeiro, revela que 71,49% dos candidatos aprovados na UERN em primeira chamada são do Rio Grande do Norte. 
Com candidatos de 21 Unidades Federativas aprovados, a UERN atraiu o interesse de estudantes de todas as regiões do Brasil, mas os potiguares prevaleceram – foram convocados 943 candidatos do Rio Grande do Norte nesta primeira chamada. O Ceará também teve um número expressivo de candidatos aprovados na UERN – foram classificados 224 candidatos cearenses, um percentual de 16,98%.
“Quando discutíamos a implantação do SiSU havia, por parte de algumas pessoas, o receio de que estudantes de fora tomassem as vagas dos alunos do nosso Estado. Sempre defendemos que isso não ia acontecer, o que foi comprovado por esses números. A UERN continuará prestando seu papel de formar profissionais em todo o Rio Grande do Norte e, com o apoio do Governo Federal, a partir da adesão ao SiSU, poderemos planejar novas ações de assistência estudantil”, afirma o Reitor Pedro Fernandes.
O diretor da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Prof. Egberto Mesquita, acredita que esse percentual de candidatos do RN deve aumentar na segunda chamada. “Muitos candidatos são classificados nas duas opções de curso e escolhem permanecer próximo à sua cidade de origem. É importante, agora, os candidatos ficarem atentos aos prazos de matrícula”, orienta Egberto.
Ofertando 60% das vagas pelo SiSU – um total de 1.319 vagas para os dois semestres letivos de 2015 – a UERN recebeu 53.541 inscrições.
Os candidatos convocados para ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2015, deverão requerer, de forma presencial, a matrícula institucional nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro de 2015. (Clique AQUI e saiba mais sobre as matrículas e prazos)

Em 2016, todas as vagas da UERN serão ofertadas pelo SiSU.
Confira:

Fonte: UERN.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Fundada em Patu a Academia Patuense de Letras e Artes



Um momento que vai ficar para a história de Patu aconteceu no último sábado (24/01/2015) no auditório Antônio de Farias Capistrano do Campus Avançado de Patu onde aconteceu a fundação da Academia Patuense de Letras e Artes. A solenidade de fundação contou com a presença de várias autoridades e personalidades das áreas de letras, artes e da administração pública, entre elas destacamos: Petronilo Hemetério Filho, idealizador da Academia, Wellington Barreto, escritor e membro da Academia Maçônica do Rio Grande do Norte e da Academia Jurídica Mossoroense, Leide Câmara, escritora patuense, Francisco de Assis Barros, escritor e engenheiro, Francisca Linderleide de Almeida, representante da prefeita Evilásia Gildênia, Vereadores, Rubinaldo Maia, Lucélia Ribeiro e Rezenildo Ernesto, Valdemar Solano de Andrade, Ex-presidente da CDL, Lenival Andrade, escritor, Dr. Jozenir Calixta de Medeiros, Diretor do Campus de Patu, Prof. Aluísio Dutra de Oliveira, diretor em exercício de Campus de Patu, José Bezerra, Poeta e Professor, Lourdes Leão, ex vereadora, José de Arimateia, advogado, Genival Júnior, secretário de Cultura, Juventude e Turismo, Patrícia Jovelina, médica e filha do escritor Petronilo Hemetério, Ricardo Veriano, artista plástico, Atson Suassuna, artista plástico, Fátima Dutra, professora do CAP-UERN, Evandro Moura, bancário, Dr. Rodrigues Filho, engenheiro do INCRA, Eloí e Erivan, Professores da cidade de Olho D´água do Borges e outras pessoas de nossa comunidade. A solenidade teve como cerimonialista o prof. Aguinaldo Gomes. 
No início dos trabalhos o escritor Petronilo Hemetério Filho falou da importância e objetivo de se fundar uma academia de letras e artes em Patu e passou a palavra para o escritor Wellington Barreto que apresentou aos presentes os requisitos necessários para fundação da academia bem como o edital de convocação para a assembleia de fundação que foi dado publicidade nos jornais de circulação da região. Foi colocada em votação a fundação da academia onde foi aprovado por todos os presentes e passou-se a se escolher os membros da diretoria executiva e conselho fiscal. Foi eleito por aclamação presidente da Academia Patuense de Letras e Artes o escritor Petronilo Hemetério Filho, Vice-Presidente, poeta e professor José Bezerra de Assis, para ocupar os demais cargos da diretoria executiva e conselho fiscal os seguintes nomes: Wellington Barreto, Aluísio Dutra de Oliveira, Lourival Andrade, Mônica Brasiliano, Leide Câmara, Epitácio Andrade Filho, Cláudia Maia, Cláudio Rosa, Ricardo Veriano e Atson Suassuna.
A próxima reunião da diretoria executiva será para elaborar o estatuto da academia e definir os nomes dos imortais que ocuparão as mesmas bem como os membros atuais que ocuparão as cadeiras da Academia Patuense de Letras e Artes. No final da solenidade foi servido um coquetel aos presentes.







sábado, 24 de janeiro de 2015

ESTA ACONTECENDO A X COPA REGIONAL DE FUTSAL DA CIDADE DE ALMINO AFONSO-RN

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015



Dois confrontos interestaduais abriram na noite de quarta-feira (21), a 10ª Copa Regional de Futsal de Almino Afonso-RN.

O público que compareceu em grande número ao Ginásio Poliesportivo Zilmar Leite Dantas Filho (foto), viu três das quatro equipes que se apresentaram despontarem como postulante ao título de 2015. Com apenas o central Gugu como remanescente do grupo que ficou com o vice-campeonato em 2014, Russas, representante cearense levou um sacode de 8 x 2 de Messias Targino-RN, e faturou sua torcida.

No outro jogo da noite a equipe da cidade de Angicos-RN, que pela 1ª vez disputa a copa regional, enfrentou e venceu de virada Brejo do Cruz-PB, campeã paraibana 2014, pelo placar de 4 x 3, as duas equipes fizeram uma partida equilibrada e tecnicamente muito boa, Brejo saiu na frente do marcador e chegou a abrir 3 x 1 no placar, mas o representante do RN com jogadores como Betinho Barbosa, autor de um dos gols, levou a melhor, mesmo com a derrota, Brejo do Cruz pelo elenco que tem e pelo futsal apresentado ontem e vista ao lado do próprio angicos e Messias Targino como favorita ao título, pelo menos daquilo que se viu até aqui.

Logo mais a noite tem mais dois jogos com destaque para o confronto entre Almino Afonso-RN e O Mossoroense, a equipe anfitriã é praticamente formada por jogadores prata da casa e mais um, dois ou três reforços, vindo de outras cidades, o mesmo caso para o representante da cidade de Mossoró-RN, que contará com jogadores consagrados do nosso futsal, casos de Jucelino Alves e João Bandeira; o jogo é marcado por expectativas e para aumentar a tensão, Lênio e Alvanilson, que respectivamente comandam as equipes de Almino Afonso e Mossoró, são irmãos que sempre caminham juntos e nesta quinta-feira pelo menos durante 40 minutos estarão em lados opostos, o jogo será as 20h30min.

Antes porém, Catolé do Rocha-PB, atual campeã, iniciará sua luta pelo bi campeonato enfrentando a jovem equipe da cidade de Lucrécia-RN, que recentemente conquistou a copa da cidade de Encanto-RN, o jogo será as 19h30min. José Roberto A. Vieira, César Pereira de Araújo e Gerardo Belchior de Carvalho, da ACAFC (Associação Cearense de Árbitros de Futsal) do Ceará, são os árbitros da competição.

FM Educativa
Jean Garotinho


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Do Blog do Campelo


VENDE-SE UMA CASA EM PATU



Vende-se casa de esquina, na Rua Maria Ruzineide dos Santos, 161, Conjunto Francisco Dantas, com área/garagem, sala ampla, cozinha, 04 quartos, 01 banheiro, área de serviço, despensa e terreno para ampliação. 
Tratar com a Profª Sueli, através do celular 
(84)9993-2405







quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Concluintes de pedagogia e matemática têm colação de grau em Assembleia Extraordinária


Dando continuidade ao calendário de Colação de Grau da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o reitor em exercício Aldo Gondim Fernandes concedeu o grau de licenciado em pedagogia e matemática aos graduandos do Campus de Patu nesta terça-feira (20).

Recebeu o grau de licenciado em pedagogia Sandra Mara Gomes de Oliveira; e em matemática, Camila Diedna de Sousa Lira, José Wexley da Silva e Paulo Henrique das Chagas Silva, que teve a colação de grau antecipada por ter sido aprovado em curso de mestrado em matemática.

A solenidade contou também com a presença do diretor em exercício do Campus de Patu, Prof. Aluísio Dutra de Oliveira. O reitor em exercício encerrou o ato afirmando que é uma alegria para a Universidade poder conceder o grau aos concluintes do Campus de Patu, em especial, no caso de João Paulo, que já inicia uma nova etapa, inserido em um curso de pós-graduação.

Fátima Bezerra e reitores se reúnem com o governador Robinson Faria


IMG_5660
Nesta segunda-feira (19), a senadora diplomada, deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou de audiência entre o governador Robinson Faria e os reitores da UFRN, UFERSA, IFRN e UERN. Agenda foi articulada por Fátima a pedido dos reitores. “Avaliação de todos é que a reunião foi bastante positiva.
O governador Robinson se mostrou extremamente solicito e frisou que reconhece o quanto é necessário a parceria com essas instituições na área da ciência, tecnologia e inovação com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável do RN”, afirmou Fátima Bezerra.

Servidores do TJRN iniciam paralização


Foto: Rodrigo Rafael
Foto: Rodrigo Rafael


Os servidores do Tribunal de Justiça do RN iniciaram hoje (21), na Praça Sete de Setembro, iniciaram o movimento de paralização. Segundo o sindicato da categoria, o movimento é por tempo indeterminado. Enquanto isso, o presidente do TJ, desembargador Cláudio Santos, deu entrada, na Procuradoria Geral do Estado, o pedido de ilegalidade da greve.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Consciência Indígena


Patané/Camocim Vai Comemorar o Dia 
Nacional da Consciência Indígena



Indígena e meio ambiente
 

                           A comunidade integrada Patané/Camocim, localizada na zona rural de Arez, no litoral sul potiguar está organizando uma programação alusiva ao dia nacional da consciência indígena. O sincretismo religioso faz parte do universo cultural da comunidade. 
Dr. Epitácio e Nilvan Barbosa constatam sincretismo religioso
                           No dia 20 de janeiro de 2015, a partir de 08h30min, o médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho, a convite, da associação comunitária local liderada pelos policiais militares Nilvan Barbosa e Eciclei Alves, estará sendo submetido a uma sabatina pela comunidade sobre a persistência de tradições e comportamentos indígenas no universo cultural da comunidade.
Epitácio Andrade em Patané/Camocim
                           O engenheiro agrônomo Francisco Rodrigues, coordenador do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF - quilombola) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a historiadora Nara Almeida confirmaram presença no evento.
Epitácio Andrade com Revista INCRA e Dr. Rodrigues


Fonte: Blog Cosmogonia.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Especial

comandante


Comandante da Polícia Militar Autografou Livro para oficial de saúde Reformado


Cel Ângelo com Epitácio Andrade


 
                   No final da tarde desta sexta-feira, dia 16 de janeiro de 2015, o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas encontrou um espaço na sua concorridíssima agenda para autografar o seu mais recente livro publicado História do Hospital Cel. Pedro Germano para o capitão médico psiquiatra reformado Epitácio de Andrade Filho. O referido livro é um ensaio cronológico sobre o Hospital e sobre o setor saúde da Polícia militar do RN.
Capa do livro História do hospital militar do Cel. Angelo
 
                   Dono de uma gentileza que lhe é peculiar, o comandante-escritor, ao dedicar a obra, referiu-se ao oficial presenteado, como colega pesquisador. Na ocasião, o pesquisador social Epitácio Andrade manifestou a sua intenção de colaborar com o desenvolvimento do museu da Polícia Militar, sediado no Quartel do Comando, cujo fundador foi o coronel-escritor Ângelo Mário de Azevedo Dantas.  
Quartel do Comando em Natal sedia museu da Policia Militar/RN

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PSV 2015 UERN divulga lista de aprovados em seu último Processo Seletivo Vocacionado


PSV 2015
A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2015 (PSV 2015), cujas provas foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, ofertando 40% das vagas da UERN para o ano letivo de 2015. O PSV 2015 foi disputado por 8.176 candidatos.
Neste ano, a UERN adotou um sistema misto. Ao todo foram oferecidas 865 vagas pelo PSV 2015, as outras 1.319 vagas serão oferecidas pelo SiSU, cujas inscrições serão realizadas de 19 a 22 de janeiro.
Os nomes dos primeiros colocados no PSV 2015 foram divulgados pelo Reitor Pedro Fernandes, na Reitoria da UERN. O Reitor agradeceu a todas as pessoas envolvidas na organização do PSV 2015.
Em seguida, Pedro Fernandes anunciou os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral, todos do curso de Medicina:

1º - Marconi Edson Maia Júnior - 3435 pontos
2º - Ugor Tomaz Fernandes - 3330 pontos
3º - Juliane Marry de Araújo - 3315 pontos

Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 23 de janeiro, o resultado do PSV 2015 foi antecipado devido ao prazo de inscrições no SiSU. O diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, orienta os candidatos convocados pelo PSV 2015 e os que vão se inscrever no SiSU a ficarem atentos aos prazos e à documentação exigida em edital.

Matrículas - Os candidatos convocados no PSV 2015 para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015 (2015.1), cujos nomes constam nas relações do anexo I do Edital, deverão requerer matrícula institucional nos dias 30 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro, de forma presencial no Campus. A matrícula curricular deve ser requerida no período de 09 a 12 de março de 2015, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br).

Junta Multidisciplinar - Os candidatos convocados no sistema de cotas para pessoa com deficiência - primeiro e segundo semestres - deverão ser previamente submetidos à avaliação da junta multidisciplinar, devendo apresentar-se com 30 minutos de antecedência no local, data e horário constante no anexo III do edital. 
A avaliação da Junta Multiprofissional ocorrerá no dia 28 de janeiro, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Segunda chamada - As vagas não ocupadas após a primeira chamada dos convocados para ingresso no 1º semestre de 2015 serão preenchidas mediante utilização de uma lista de espera.

A publicação do edital da segunda e última chamada com orientações para inscrição em lista de espera ocorrerá no dia 06 de fevereiro, com inscrições no dia 09 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro será divulgada a convocação da segunda e última chamada.
A avaliação da Junta multiprofissional para os convocados em 2ª chamada, quando necessário, será realizada no dia 19 de fevereiro na Facs/UERN.
A matrícula institucional para os convocados em 2ª e última chamada ocorrerá no dia 20 de fevereiro. A matrícula curricular deve ser requerida no período de 09 a 12 de março de 2015.
Clique abaixo e veja:

Edital nº 1/2015 (Com normas e prazos)

Segundo semestre letivo de 2015
Os candidatos convocados para ingresso no segundo semestre letivo de 2015 (2015.2), deverão requerer matrícula institucional no período de 01 a 03 de julho de 2015.
A matrícula curricular deve ser requerida no período de 03 a 06 de agosto de 2015, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br).
A relação dos candidatos classificados para ingresso no 2º segundo semestre letivo de 2015, aptos para inscrição em lista de espera em segunda e última chamada, quando for o caso, será divulgada no dia 06 de julho de 2015.
O aluno ingressante no segundo semestre letivo de 2015 deverá requerer matrícula curricular no período de 03 a 06 de agosto de 2015. 

Mais informações:

COMPERVE - 3315-2153

Reunião vai Discutir Fundação de Academia Patuense de Letras e Artes



No próximo dia 24 de janeiro de 2015, a partir das 19:30 h,  será realizada no auditório do Campus Avançado de Patu uma reunião com o objetivo de discutir a fundação da Academia Patuense de Letras e Artes. A reunião será coordenada pelos escritores Petronilo Hemetério Filho e Wellington Barreto, sendo aberta ao público e principalmente as pessoas interessadas no assunto.
  

Silveira Jr. Novo Presidente da FEMURN

Robinson Faria cumprimenta novo presidente da Femurn

robinsonsilveira
O governador Robinson Faria foi cumprimentar o novo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Fermurn), Francisco José Silveira Júnior, prefeito de Mossoró, eleito na manhã de hoje (15), por 77 votos, nas eleições que ocorreram no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Robinson estava acompanhado da senadora Fátima Bezerra e almoçou junto com os prefeitos. “Esperamos uma parceria cada vez mais forte com a Femurn, que é uma entidade muito importante para o Estado e pode nos ajudar a governar”, disse o governador.
O novo presidente da Femurn disse que a perspectiva da instituição em sua gestão é de “respeito” pelo Governo do Estado e que pretende reforçar ainda mais as parcerias, principalmente nas questões ligadas à saúde, segurança e abastecimento de água, três grandes problemas enfrentados pela maioria das Prefeituras do Estado. Sobre as necessidades das Prefeituras, Robinson ressaltou que o seu governo se propõe a ser parceiro das cidades. A senadora Fátima Bezerra parabenizou o processo da eleição e disse que enquanto senadora pretendia manter ainda mais à disposição da entidade em defesa do municipalismo.