email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 22 de agosto de 2015

Incra promove encontro internacional sobre cadastro de imóveis rurais

Publicado dia 19/08/2015

Representantes de 12 países confirmaram presença no VIII Simpósio Ibero-Americano de Cadastro, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pelo Comitê Permanente sobre Cadastro na Ibero-América e pela prefeitura de Campinas (SP) tem como tema “Cadastro e Governança da Terra”.

Nos três dias de encontro, representantes de órgãos governamentais, organizações não governamentais e instituições de ensino irão abordar assuntos referentes aos Sistemas de Informação Territorial e desenvolvimentos tecnológicos aplicados a questões cadastrais; ao uso da terra e à segurança jurídica do cadastro como ferramenta para a governança territorial, entre outros.


Na programação estão previstas cinco mesas de debate sobre experiências realizadas no Brasil e nos países ibero-americanos que participarão do evento. Em um dos painéis, o Incra e a Receita federal irão mostrar o novo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), que entra em funcionamento este ano.


Representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) farão palestra tratando dos estudos sobre a administração fundiária e a evolução do mercado de terras no Brasil. Participantes do México apresentarão os resultados da aplicação de drones na modernização do cadastro de terras.


O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Martins Torsiano, ressalta a importância da realização do evento no Brasil pela primeira vez. “Considerando o número de países que fazem parte do Comitê, é um privilégio sediar o evento, além de ser o reconhecimento das iniciativas que o Brasil tem tido, em especial o Incra, para a qualificação da governança da terra no País”.


O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, diz que o Comitê Permanente de Cadastro na Iberoamérica tem a importante missão de favorecer o desenvolvimento social. "A Prefeitura de Campinas não só apoia esse trabalho como participa ativamente de suas atividades. Os compromissos multilaterais assumidos pelos governos signatários são uma expressão de governança, capaz de transformar a realidade no campo de modo positivo para a sociedade."

Serviço


VIII Simpósio Ibero-Americano de Cadastro

Data: de 24 a 26 de agosto
Abertura: 9h30
Local: QUALITY HOTEL E SUITES BRASÍLIA - Setor de Múltiplas Atividades Sul - Trecho 3, S/N, Guará (DF).


Assessoria de Comunicação Social do Incra
Telefone: (61) 3411 - 7404
imprensa@incra.gov.br
www.incra.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/incraoficial
Twitter:https://twitter.com/Incra_oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário