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quarta-feira, 29 de abril de 2015

UERN propõe prazo de dois anos para autonomia financeira

Plano Estadual de Educação


Plano Estadual de Educação
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou nesta segunda-feira (27) da audiência pública para discutir o documento preliminar do Plano Estadual de Educação no Rio Grande do Norte para os anos de 2015-2025, realizada pelo Fórum Estadual de Educação no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. 
Durante a audiência pública foi apresentado e discutido o documento preliminar do Plano, que precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa e ser sancionado pelo Governo do Estado até 24 de junho. No texto preliminar do plano, o Fórum Estadual de Educação reconhece a UERN como modelo de gestão de recursos públicos no Rio Grande do Norte. “A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FUERN, tem representado um importante papel para os demais órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado, o da austeridade na gestão dos recursos públicos. As suas despesas com custeio e investimentos são realizadas com eficiência, ou seja, presta-se mais serviços com menos recursos, destacando-se ainda que essas despesas são asseguradas com cada vez menos recursos do tesouro estadual”.
A subcoordenadora do Fórum Estadual de Educação, Profa. Sirleyde Dias de Almeida, apresentou como meta a ser cumprida, no que se refere ao ensino de graduação e pós-graduação, o aumento em 40% no número de vagas nos cursos de graduação e a expansão da pós-graduação. Além disso, ela afirmou que é preciso que as Instituições de Ensino Superior (IES) adotem políticas de cotas, a exemplo do que a UERN já realiza.
Entre as sugestões apresentadas pela UERN ao Plano Estadual de Educação estão uma maior atenção à assistência estudantil, com a construção e manutenção de restaurantes e residências universitárias e inclusão de bolsas para alunos carentes, no âmbito das instituições públicas estaduais de ensino superior do RN; a autoavaliação das instituições de educação superior e a implantação, por meio de lei estadual, da autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte até o segundo ano de vigência do Plano Estadual de Educação.
O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto esteve presente à audiência pública, representando também a Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), e colocou a Associação e a Universidade à disposição para participar ativamente não só da elaboração do Plano Estadual de Educação, mas também dos planos municipais. O reitor estava acompanhado de professores e técnicos da UERN e apresentou os resultados da atuação da instituição no interior do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à formação de professores, principalmente, e à pós-graduação. “Temos contribuído de forma decisiva para a formação de professores da educação básica no interior do Estado. Em alguns municípios, 100% dos professores da rede básica são egressos da UERN. Também somos a única Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Norte com cursos de mestrado em todas as áreas do conhecimento no interior do Estado. Não tem sido fácil manter esses mestres e doutores no interior, mas temos conseguido mudar realidades em todas as partes do Estado e queremos fazer parte dessa construção”, afirmou o reitor.
Estiveram presentes à audiência pública, a senadora Fátima Bezerra; o deputado estadual Fernando Mineiro; o secretário estadual de educação, Francisco das Chagas Fernandes; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Márcia Maria Gurgel Ribeiro; o promotor de justiça Raimundo Caio dos Santos. Além do reitor e da subcoordenadora do Fórum Estadual de Educação, Profa. Sirleyde Dias de Almeida, a UERN estava representada pela Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Profª Francisca de Fátima Araújo de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação, Profa. Maria Auxiliadora Alves Costa; o diretor doCampus de Patu, Prof. Josenir Calixta; o presidente da ADUERN, Prof. Valdomiro Morais, professores e técnicos da instituição.
Fonte: UERN.

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