email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre aos 95 anos Nelson Mandela

mandelaNelson Mandela faleceu hoje (5), na cidade de Pretória, capital executiva da África do Sul. O ex-presidente sul-africano, com 95 anos, vinha enfrentando uma infecção pulmonar recorrente.
Líder da luta contra o “apartheid” na África do Sul, Mandela inspirou movimentos contra o racismo em todo o mundo. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi o primeiro presidente negro do país, de 1994 a 1999. Era também carinhosamente chamado de Mandiba, nome do clã a que pertencia.
Líder Negro que Lutou Incansavelmente pela Igualdade Racial
 Passou 27 Anos de sua Vida Preso
 A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.
 Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.




Nelson Mandela
* 1918
+ 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário