email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Fórum das Associações Rurais de Patu se Reuniu na Comunidade Serra do Lima



O FIOS - Fórum das Organizações Sociais de Patu realizou reunião mensal no dia de ontem (11/12) na comunidade rural Serra do Lima. Participaram da reunião presidentes e representantes das seguintes associações rurais: Serra do Lima, Carnaúba, Rajada, Várzea da Jurema, Logradouro, Oiticica, João Pereira, Colônia de Pescadores, além dos representantes do SEAPAC, Carlos George e Fabrício Edino Jales, pelo Centro Juazeiro - PDA Novo Sertão, Bruno Fernandes, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Edvandro Moura e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Marcondes Pereira que também é vice-coordenador do Fórum das Associações. A reunião foi presidida pelo coordenador do Fórum, Prof. Aluísio Dutra de Oliveira. Durante a reunião foram debatidos vários assuntos como: Programa P1Mc, P1+2, Habitação Rural, Organização do Fórum e Associações, Compras Governamentais feitas pela CONAB, Recuperação das estradas da zona rural e problemáticas da seca. 

Durante a reunião alguns membros de associações rurais fizeram algumas indagações sobre os seguintes assuntos:
Não conclusão da estrada de acesso a comunidade Jatobá e adjacentes, ou seja, feita uma parte e não concluíram.
O vice-presidente da associação Serra do Lima, Arrilton Cândido disse que há muito tempo existe uma discriminação com as comunidades localizadas na Serra do Lima, no tocante a recuperação de estradas, onde só priorizaram o acesso a rampa de Vôo Livre.
Membros de várias associações informaram que o operador da máquina de recuperação das estradas que estão sendo feitas na zona rural não está fazendo o trabalho de forma correta, ou seja, em alguns casos as máquinas estão quebrando canos de tubulações, cercas e outros danos por falta de diálogo com os moradores das comunidades. As estradas estão ficando ótimas, mas, alguns estragos estão causando prejuízo aos moradores, por falta de um planejamento melhor, informou os moradores presentes a reunião. 
      
Durante a reunião alguns agricultores familiares reclamaram da forma de trabalho equivocada do técnico local da EMATER que segundo eles não sabe tratar os agricultores, muitas vezes atendendo os mesmos de forma deselegante e em certos casos de forma não respeitosa e sem educação, ou seja, despreparado para a função, informou os agricultores.
O presidente da Associação de Pescadores Tarcísio Nascimento disse que a estrada de acesso ao sítio Tourão, município de Patu, está sendo recuperada pela Prefeitura Municipal de Olho D`água do Borges, onde deveria ser feito o serviço pela prefeitura de Patu e que a parede do açude tourão está repleta de jurema necessitando ser retirada. Tarcísio fez uma apelo para que o poder público municipal de Patu possa fazer a retirada das juremas da parede do açude tourão. Todos os relatos foram ouvidos e anotados pelo Secretário Adjunto de Agricultura, Edvandro Moura que informou que vai repassar ao secretário Dr. Ricardo Vieira para a devidas providências e encaminhamentos necessários.   
Os participantes da reunião também fizeram vários informes importantes e o coordenador do Fórum, Professor Aluísio Dutra de Oliveira falou da importância da existência do mesmo por ser um espaço democrático onde todos tem o direito de falar, reivindicar e cobrar das autoridades governamentais melhorias para as comunidades visando uma melhor qualidade de vida. 











 






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário