email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Vereadora Lucélia Leva a Sua Mensagem no Dia da Conciência Negra e Destaca a Luta do Governo do PT em Prol da Comunidade Negra do Jatobá


No dia consciência negra a vereadora Lucélia Ribeiro (PT) usou a palavra na tribuna da Câmara Municipal para enviar a sua mensagem sobre essa importante data que homenageia o grande líder negro Zumbi dos Palmares que foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.

Zumbi dos Palmares
Lucélia parabenizou também a todos os que fazem a comunidade Negra do Jatobá que ao longo dos anos foi esquecida mas a partir do ano de 2004, período do governo do presidente Lula, reconheceu oficialmente as comunidades remanescentes de quilombos de todo o Brasil, entre elas a nossa comunidade quilombolas do Jatobá. Um momento de grande emoção foi quando em uma solenidade realizada no estado da Bahia, no dia da Consciência Negra, o próprio presidente Lula entregava a presidente da Associação Quilombolas do Jatobá, Sandra da Silva "Sandrinha" o decreto oficial do governo federal reconhecendo as terras quilombolas.

 A partir dessa ação do presidente Lula, o INCRA iniciava todo o processo de regularização das terras quilombolas que culminou com a ação de imissão de títulos posse de terras aos moradores da comunidade Jatobá em solenidade realizada na própria comunidade com a presença do presidente do INCRA, Valmir Alves.

Lucélia Ribeiro também destacou algumas políticas públicas e ações do governo do PT desenvolvidas na comunidade como por exemplo: Construção de Cisternas de Placas do P1Mc em todas as residências dos moradores bem como cisternas do programa P1 + 2 na comunidade; Construção de casas do programa de habitação rural da FETRAF; Distribuição de alimentos feita pela CONAB; Construção de um prédio com diversas máquinas de costura doadas pela Fundação Palmares; Realização do Programa de Emissão de documentos ( RG, CPF, Carteira de Trabalho, etc) feita pela delegacia do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário; Realização do Projeto de Assistência Técnica desenvolvido pelo Centro Juazeiro através de recursos do MDA, onde várias experiências de produção agroecológica estão sendo desenvolvidas na comunidade. Essas e muitas outras ações chegaram a comunidade através dos governos de Lula e Dilma, mas, que precisam ser ampliadas através de mais políticas públicas que poderão chegar futuramente.

Lucélia encerrou suas palavras desejando sucesso a comunidade negra do jatobá e colocando o seu mandato a disposição para ser um canal de diálogo entre a comunidade e o governo federal através da parceria com a deputada federal Fátima Bezerra.










Nenhum comentário:

Postar um comentário