email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Restos Mortais de Jango Chegam a Brasília com Honras Militares


Os restos mortais do ex-presidente da República João Goulart chegaram a Brasília no fim da manhã desta quinta-feira (14). O corpo de Jango, como era conhecido, foi recebido com honras militares fúnebres concedidas a chefes de Estado, às quais não teve direito quando morreu. Deposto pelo golpe militar de 1964, Jango morreu no exílio, na Argentina, em 1976.
saiba mais
A cerimônia que recebeu o caixão com os restos mortais de Jango durou cerca de 25 minutos e teve a participação da presidente Dilma Rousseff e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e José Sarney. Fernando Henrique Cardoso não compareceu, pois se recupera de uma diverticulite. Também estavam presentes ministros de Estado. Quando chegou à base aérea, local do evento, o caixão com o corpo de Jango foi recebido com aplausos. O Hino Nacional foi executado e os militares fizeram as honras de estado.
João Gulart


Conhecido também pelo apelido de “Jango”, João Belchior Marques Goulart foi presidente do Brasil entre os anos de 1961 e 1964 (foi deposto com o Golpe Militar de 1964). Antes disso, tinha sido vice-presidente de JK (Juscelino Kubitschek) entre os anos de 1956 e 1961.
João Goulart nasceu na cidade gaúcha de São Borja em 1 de março de 1919 e faleceu na cidade argentina de Mercedes em 6 de dezembro de 1976.
Carreira política:
- Entrou para a política em 1945, a convite do presidente Getúlio Vargas, e integrou o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).
- Em 1947 foi eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
- Em 1950, Jango foi eleito deputado federal com cerca de 40 mil votos.
- Em 1953, foi nomeado, por Getúlio Vargas, para ser o Ministro de Trabalho.
- Em 1955, foi eleito vice-presidente de JK.
- Em 1960 foi eleito novamente vice-presidente, agora de Jânio Quadros.
- Em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, foi empossado presidente da República. Governou até 31 de março de 1964, quando foi deposto pelo Golpe Militar.

Imagens do Presidente Esquerdista que Incomodou e Causou Ódio aos Militares 










Nenhum comentário:

Postar um comentário