email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Patu Ganhará Creche Modelo do Governo Federal


Imagem ilustrativa

O município de Patu vai ser contemplado com uma creche modelo do Programa Proinfância do Governo Federal.
A informação foi repassada pela secretária de Educação de Patu Chemila Câmara Rocha que disse que o cadastro da creche já se encontra no PAR - Plano de Ações Articuladas - sendo a mesma do tipo B.

O Projeto Padrão Tipo B desenvolvido para o Programa Proinfância, tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma: 
Creche - para crianças de 0 até 4 anos de idade, onde: 
Creche I – 0 até 18 meses 
Creche II – 18 meses até 3 anos 
Creche III – 3 anos até 4 anos 

Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses 
O partido arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. Foram levadas em consideração as grandes diversidades que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais. 
Foi considerada como ideal a implantação das escolas do Tipo B em terreno retangular com medidas de 40m de largura por 70m de profundidade e declividade máxima de 3%. Tendo em vista as diferentes situações para implantação das escolas, o Projeto Padrão apresenta opções e alternativas para efetuá-las, dentre elas, opção de instalações elétricas em 110V e 220V, alternativas de fundações, implantação de sistema de esgoto quando não houver o sistema de rede pública disponível e alternativas de elementos construtivos visando o conforto térmico. O valor previsto no orçamento para o tipo de creche B é de R$ 1.853.000,00.

A Deputada Fátima Bezerra Lutou para o Município de Patu Ser Contemplado com essa Creche
A vereadora Lucélia Ribeiro a cerca de três meses encaminhou requerimento ao mandato da deputada Fátima Bezerra, solicitando a construção de uma creche em Patu pois tinha sido compromisso dela quando veio a Patu na campanha de Evilásia e Gorete. Fátima respondeu o requerimento de Lucélia informando a ela que ia lutar para que Patu recuperasse o direito de ser beneficiada com a construção de uma creche modelo pois a necessidade é evidente. 
  Quando Fátima esteve em Patu, na campanha de Evilásia e Gorete, assumindo compromisso de lutar por uma creche para Patu

A deputada federal Fátima Bezerra destinou, da cota de suas emendas de bancada, R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais) para o MEC aplicar em creches, ônibus e equipamentos para os municípios do Rio Grande Norte, ações essas disponibilizadas no PAR - Plano de Ações Articuladas - dos municípios. Essa atitude da deputada deveria ser seguida pelos demais deputados do Rio Grande do Norte.
 É a parceria do mandato de Lucélia com o mandato da Deputada Fátima Bezerra
Fátima Bezerra é a deputada da educação, é por sua luta e ações concretas que ela foi a única parlamentar do Rio Grande Norte que recebeu o Prêmio "Congresso em Foco" destinado aos melhores parlamentares do Congresso Nacional, ou seja, os mais atuantes. Para uma deputada que só obteve 300 votos em Patu ela está fazendo e muito pelo nosso município onde já destinou três ônibus, carteiras de qualidade para todas as escolas municipais, veículo e equipamentos para o  Conselho Tutelar, PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade entre outras ações. Enquanto isso os deputados campeões de votos em Patu, apoiados pelas principais lideranças políticas do município não conseguiram um "Fósforo Riscado" para Patu. 2014 vem aí e essas lideranças vão apresentar seus candidatos prometendo mundos e fundos para Patu. Esperem pra ver.  
  
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário