email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 10 de agosto de 2013

É neste Domingo na Boate Pântanos em Patu

Vem aí o 14 Festival de Repentistas de Patu


Dia 11 de Setembro de 2013
Feira da Cultura de Patu

Realização


Apoio
Dr. Getúlio Barbosa
Atimar Godeiro
Lucélia Ribeiro


Convite Missa de 4. Aniversário de Falecimento

Os Familiares de Maria Alves Leite "Dona Maria de Oscar" convidam parentes e amigos para a missa de 4. aniversário de falecimento que será celebrada neste domingo, 11 de agosto de 2013 às 07:30 h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores em Patu. 




A Fetraf- Brasil/CUT promoverá na cidade 
de Luziânia-GO o terceiro Congresso



Entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, acontecerá o III Congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-Brasil/CUT).  O evento ocorre na cidade de Luziânia, no Centro de Treinamento Educacional (CTE/CNTI), localizado na BR 040.


No período do congresso estarão presente cerca de 800 delegados sindicais e dirigentes dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.  O objetivo é reafirmar o compromisso da Fetraf- Brasil /CUT com a luta social e política em defesa dos interesses da agricultura familiar e do projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário, com a afirmação do projeto de organização sindical. 


Desde sua criação em 2005, a Federação vem mantendo como foco principal o envolvimento expressivo dos agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do Brasil. Com isso, oferece a participação efetiva dos agricultores por meio de eventos e ações de movimentos sociais no campo. Em busca de uma uniformização das políticas, o segundo mandato da organização teve como principais mudanças o modelo de direção e maior participação das coordenações estaduais nos espaços e decisões. Entretanto, apesar dessas alterações, ainda é necessário uma estrutura para as demandas de acompanhamento aos estados para nivelar a política em critérios de criação dos instrumentos base.


 Mesmo com todos os desafios enfrentados pela direção da Fetraf-Brasil/CUT, a principal atuação é garantir a consolidação das políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária. Através da jornada nacional de lutas, mobilização, intervenção nas políticas públicas e participação de conferências nacionais.

O terceiro congresso visa discutir pontos estratégicos que irão melhorar e qualificar a qualidade de vida das famílias dos agricultores. Serão debatidos temas como Agricultura Familiar: Identidade e diversidades/ Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário: O papel da Agricultura Familiar no Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário/ Mulheres: novas relações de gênero e igualdade e oportunidades/ Juventude: Promoção de condições para permanência no campo/ Organização da Produção e Cooperação: Garantia de renda digna/ Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia / Habitação Rural/ Educação e Qualificação Profissional: Valorização da Agricultura Familiar/ Política Internacional/Política para o semiárido/Políticas Sociais: Saúde e previdência/Auto Sustentação e Gestão/ Política Agrícola, Organização da Produção e Soberania Alimentar/Reforma Agrária e Acesso a Terra e Organização Sindical.




O evento tem como patrocinadores o SEBRAE, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e conta com a coparticipação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e apoio da CUT e UNISOL.


Sete delegados vão representar a Região 
do Médio em Congresso da Fetraf



A regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN),  vai participar do  III Congresso Nacional  da Fetraf Brasil, que   será realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013, no CTE/CNTI – Luziânia/GO, com sete delegados, o que é considerado uma boa representação.



Pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, vão participar do evento Pôla Pinto que é presidente  e vice-prefeito e o agricultor familiar Damião Augusto Pereira.

Já representando o Sintraf de Janduis, o delegado  escolhido foiRaimundo Canuto que  também é da CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar.
O município de Rafael Godeiro, que vem se destacando na região com as lutas encapadas pelo  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), também  terá representante no congresso, que será o dirigente  e vereadorAntonio Ranier Carlos de Amorim.

O diretor do Sintraf de Campo Grande e Coordenador Estadual da FETRAF/RN, Hildebrando Rocha,  é outro  delegado  que compõem a representação do  médio oeste.

O atual Secretário  de Agricultura  de Paraú, Nenem  do Gás e Francisco Duquinha  do município  de Felipe Guerra,  também estarão participando  do  III Congresso Nacional  da Fetraf Brasil  que vai reunir cerca de 800 delegados.


FETRAFRN participará do Congresso da 
Fetraf Brasil com 50 delegados



A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN),  vai participar  com 50 delegados, representando todas as regiões do estado do  III Congresso Nacional da Fetraf Brasil, que   será realizado nos dias 13, 14 e 15 de agosto de 2013, no CTE/CNTI – Luziânia/GO,  que deverá reunir  mais de 800 participantes entre delegados, convidados e observadores.

Coordenador Geral da FETRAFRN, João Cabral
O processo de escolha dos delegados foram bastante participativo e de formação junto a base. Inicialmente  foram realizadas assembleias nos sindicatos e depois uma Plenária Estadual com delegados titulares e suplentes foi dividido em dois  momentos, debate abordando todos os aspectos  da conjuntura sindical e Política e  estudo aprofundado do documento base do  III Congresso, que foi feito por áreas temáticas  em oitos grupos e apresentado em plenário.
Além de uma boa representação  de delegados, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN),  chega ao III congresso  com uma federação  ligado ao sistema Fetraf que mais  se consolidou  depois da realização  do último congresso.
Outro ponto de destaque é que a FETRAF/RN, que hoje tem dois dirigentes na direção nacional da Fetraf Brasil, pode aumentar sua representação dentro da composição da nova direção que será eleita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário