quinta-feira, 11 de julho de 2013

Notícias para esta Sexta Feira 12 de Julho de 2013

Vereadora Lucélia Ribeiro Solicitou ao Mandato da Deputada Fátima Bezerra uma Creche para Patu
O mandato da vereadora Lucélia Ribeiro em contato com o mandato da deputada federal Fátima Bezerra PT, solicitou da mesma a construção de uma creche para atender  a educação infantil do município de Patu. No período da campanha eleitoral de Evilásia e Gorete, Fátima se comprometeu em adquirir uma creche para o município de Patu. Fátima Bezerra em contato com a vereadora Lucélia disse que Patu pode ficar tranquila que em breve o município vai ser contemplado com uma creche modelo pois a sua luta pela educação do Rio Grande do Norte é constante em Brasília junto ao governo federal.
    A parceria do mandato de Lucélia Ribeiro e Fátima Bezerra está rendendo bons frutos para o nosso município

Notícia da Gazeta do Oeste 
Por Sayonara Amorim da Redação em 11/07/2013 às 22:54
Ampliação do Centro de Detenção de Patu gera revolta
Foto: Wilson Moreno
 Comandante Miria Suassuna ressaltou falta de efetivo

O projeto de ampliação do Centro de Detenção Provisório (CDP) do município de Patu-RN vem causando muita polêmica e dividindo opiniões entre os patuenses. A grande maioria da população vem se posicionando contra o projeto do Governo do Estado que prevê a instalação da unidade em uma área residencial.
Para expor a revolta com o projeto, os moradores de Patu solicitaram uma audiência pública que aconteceu na tarde de ontem, 11, na Câmara Municipal da cidade e contou com grande participação popular. Entre os muitos argumentos expostos pelos patuensesa foi ressaltada a localização da unidade.
De acordo com o projeto, o Centro de Detenção será instalado no bairro Costa e Silva, antigo ‘bairro do Quartel’, uma área residencial que inclui também vários estabelecimentos comerciais. Entre os receios dos moradores está o medo de rebeliões e fugas de presos, ocorrências que fazem parte da rotina nas unidades prisionais.
Segundo a comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu, Miria Suassuna, o projeto de ampliação do CDP é inviável para o município. Segundo a oficial, a cidade não tem estrutura para comportar uma unidade como esta. “O município não tem um efetivo policial para atuar em uma unidade com a capacidade proposta”, ressaltou.

AMPLIAÇÃO –
Com a ampliação, o Centro de Detenção Provisório de Patu passaria de duas celas para 12 e aumentaria a capacidade para atender a 80 presos provisórios. A população que se expressou no plenário da câmara fez várias colocações referentes ao projeto e chegou a relatar que a unidade, na prática, funcionará como um presídio em plena área residencial.
Atualmente, o CDP de Patu que funciona na área onde estão também situados a Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Companhia de Polícia Militar e hoje está com 29 presos provisórios abrigados em duas celas. O posicionamento contrário a ampliação do CDP de Patu por parte da população prossegue com uma agenda de atividades e atos públicos na cidade nos próximos dias.
Ainda na noite de ontem, 11, representantes da comunidade realizaram uma reunião em praça pública onde ficou prevista uma mobilização pública que contará com a participação de vários segmentos da sociedade para protestar contra o projeto. O ato público está marcado para acontecer no próximo sábado, 13.

Neste Domingo (14/07) na Boate Pântanos 


 Mobilização de Jovens Contra a Instalação do CDP em Patu


Audiência Pública
Sociedade Patuense e Autoridades Dizem não a Construção do CDP
Foto: Facebook de Rubinaldo Maia

Matéria: Aluísio Dutra de Oliveira
Foi realizada na tarde desta quinta feira (11/07/2013) na Câmara Municipal de Patu audiência pública promovida pelos poderes executivo e legislativo para discutir sobre a intensão do governo do estado em implantar na cidade de Patu um CDP – Centro de Detenção Provisória.
A audiência contou com a presença das seguintes autoridades: Suetôneo Moura (Presidente da Câmara Municipal), Gorete Dantas (vice-prefeita), Gilson Moura (deputado), Mirian Suassuna (Comandante da 2.a CPM), Rivelino Câmara (secretário municipal), Sandro Régis (Delegado 7.a DRP), Ednardo Moura (Secretário de Saúde), Mignum Andrade (Diretor do CDP de Patu), vereadores: Rubinaldo Maia, Ana Karla Figueiredo, Bruno Maia, Manoel Lindomar, Alexandre Cortez e Lucélia Ribeiro, além de diretores de escolas, estudantes, jovens, representantes de entidades da sociedade civil e sociedade em patuense em geral.
Várias autoridades da mesa usaram a palavra bem como representantes da população que se encontravam na plateia onde praticamente todos se posicionaram contra a construção do CDP que segundo eles traz consequências negativas para o município. O município de Patu é carente de outras prioridades como educação, saúde, infraestrutura urbana, ações essas que poderiam receber investimentos do governo do estado. A capitã Mirian Suassuna, comandante da 2.a Cia de Polícia sediada em Patu se posicionou contra a instalação do CDP, pois as condições técnicas e de segurança não seriam favoráveis. Na audiência pública o único posicionamento a favor da instalação do CDP foi o do delegado Sandro Régis que disse que estava falando com a razão e argumentou a necessidade da instalação do mesmo para atender as necessidades da região.
O deputado Gilson Moura falou e disse que manteve contatos com a governadora Rosalba Ciarline e com o secretário de Interior e Justiça, Kércio Pinto relatando que a instalação do CDP não é uma ação bem vinda em Patu, sendo essa decisão respaldada pela população. Gilson Moura finalizou dizendo que tomou conhecimento que a licitação da obra em Patu ainda não foi publicada oficialmente sendo um ponto positivo nessa luta.
No próximo sábado (13/07) estudantes e jovens da cidade estarão provendo uma mobilização para protestar pelas ruas da cidade sobre a possível construção desse Centro de Detenção Provisória. 
 Foto: Facebook de Kaká de Bodin
 Foto: Facebook de Rubinaldo Maia

Imagens da Mobilização dos Professores da UERN em Defesa da Instituição





Foto: Facebook do Prof. Flaubert Torquato


Aluísio Dutra e Fábio Praxedes da FM Educadora Patuense
O representante da ADUERN seção Sindical de Patu fez caminhada pelas rádios da região: Rádio Vida de Martins, FM Educativa de Almino Afonso e FM Educadora Patuense, fazendo a divulgação  da programação e pauta de reivindicação dos professores, funcionários e alunos da UERN.  

Professoras Lucélia Ribeiro e Marilene França Foram Reconduzidas a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Patu
Foi realizada nesta quinta feira (11/07) eleição para escolha da diretoria do SINDSERPUMP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Patu. Apenas uma chapa concorreu ao pleito tendo como candidata a presidente a professora Lucélia Ribeiro Dantas e como vice a professora Marilene França. 119 associados compareceram a votação apresentando o seguinte resultado: 116 associados votaram na chapa encabeçada por Lucélia Ribeiro, dando um percentual de 97,5%  e três votos foram em branco apresentando um percentual de 2,5%. A eleição aconteceu em clima de tranquilidade.
As professoras Lucélia Ribeiro e Marilene França irão administrar o Sindicato dos Servidores Públicos de Patu pelos próximos três anos.


Atleta Patuense de Jiu-jtsu Participará de Competição em Currais Novos

 feio
Joab Oliveira é um típico lutador de jiu-jitsu que gosta de testar-se e mostrar para si próprio que é talentoso. 

O orgulho de Patu está sempre competindo em qualquer região, contra qualquer adversário e sempre trás uma medalha pra casa. Dessa vez Joab resolveu testar-se ainda mais. 

O atleta LUTADORESDORN.COM vai participar do Open Currais Novos em duas categorias. Lutar em mais de uma categoria já é algo normal para Joab, o diferencial neste final de semana será a categoria em que Joab vai lutar. 

Pesando apenas 62 kg, Joab vai lutar na categoria super pesado e enfrentará lutadores com mais de 100 kg. Segundo o atleta, sua intenção é jogar guarda para atletas pesados e saber como está seu trabalho por baixo. 

Ele garantiu que não vai querer jogar por cima, mesmo sendo bem mais leve e isso trará confiança para o campeonato mais importante da sua vida, o mundial em São Paulo no dia 18 de julho. 

Fonte: Lutadoresdorn.com / via Blog do Campelo.

  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário