email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Notícias para Esta Sexta Feira 14 de Junho de 2013


Registro de Chuvas em Patu Já Supera a Marca de 2012
 O registro acumulado de chuvas em Patu, este ano, já supera a marca de 2012. Até o momento as chuvas em Patu  já acumularam 533 milímetros enquanto que em 2012 o acumulado foi de 487 milímetros, segundo dados da EMPARN.
De ontem para hoje choveu em Patu 41 milímetros.

Historiador e Militante Comunista Jacob Gorender Morre aos 90 Anos
 Jacob Gorender
Jacob Gorender, um dos mais reputados intelectuais militantes da esquerda brasileira, morreu na últimas terça feira (11/06) aos 90 anos. A vida de Gorender foi marcada tanto por obras importantes, como "O escravismo colonial", quanto pela atuação em organizações de esquerda onde  foi membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Gorender nasceu em Salvador (BA) em 20 de janeiro de 1923, filho de imigrantes judeus russos. Em 1941, entrou para a Faculdade de Direito de Salvador, época em que se aproxima do PCB.
O período de estudante durou pouco: em 1943, ele seria voluntário na Força Expedicionária Brasileira (FEB) e embarcaria para a Segunda Guerra Mundial. Voltou da Europa em 1945, quando retomou a militância comunista. Com o golpe de 1964, passou à clandestinidade.
Sua obra mais conhecida é "Combate nas Trevas", considerada referência sobre a luta armada durante a ditadura militar. O livro é baseado nessa experiência, que inclui a fundação PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário), em 1968, ano em que deixou o PCB após 26 anos.
A nova organização contava ainda com o veterano da Guerra Civil Espanhola Apolônio de Carvalho e o militante Mário Alves, desaparecido desde 1970. No mesmo ano, ele acabou preso em São Paulo, período que durou dois anos e foi marcado por sessões de tortura na sede do DOPS.
Solto, passou a se dedicar mais à atividade intelectual, com a publicação de vários livros e artigos, chegando a professor do Instituto de Estudos Avançados da USP.
"Objetivamente, a esquerda não tinha condições sequer mínimas para o enfrentamento pelas armas com a ditadura militar. O que conseguiu fazer, em termos concretos, foi protestar com atos de violência, em resposta à violência terrorista institucionalizada pelos generais", escreveu, no posfácio de "Combate nas Trevas".



Fonte: Diário do Sudeste.

 A presidente Dilma Roussef publicou nota de pesar pela morte de Jacob Gorender resaltando a  importância da sua luta em prol da democracia e liberdade do Brasil.


5 Arraiá Patu Dançá


Programação para 14 de Junho
Arraiá do PDA Novo Sertão - Visão Mundial
Local: Praça do Povo
18 horas
Participe!!!


Com Mineiro e Fátima, PT aparece bem colocado para eleições de 2014 no RN


O Instituto Consult, em parceria com o Blog do BG, divulgou uma rodada de pesquisas nesta quinta, 13, sobre o quadro sucessório no Rio Grande do Norte. O Partido dos Trabalhadores (PT) aparece bem posicionado para a disputa de 2014 com os nomes do deputado estadual Fernando Mineiro e da deputada federal Fátima Bezerra. Num dos cenários da sondagem, Mineiro despontou com 22,67% de intenções de voto para o Governo do Estado, tecnicamente empatado com a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), que ficou em primeiro lugar com 23,17%. 




A pesquisa, realizada nos dias 10 e 12 de junho, ouviu um total de 600 entrevistados das classes A e B em Natal. Neste mesmo cenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), aparece com 10,67%. O vice-governador Robinson Faria (PMN) tem 6,67%. Já a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) está em último lugar, com 2,17%. 


Os entrevistados que disseram não votar em nenhum dos candidatos somaram 20,67%, enquanto outros 14% disseram não saber, ainda, em quem pretendem votar. 


O deputado Fernando Mineiro recebeu com satisfação os números da pesquisa, agradecendo a todos que declararam, segundo a sondagem, preferência pelo nome dele. O petista afirmou que vai continuar defendendo a construção de um projeto alternativo, capaz de unificar as oposições, para o Rio Grande do Norte. 


“Estamos debatendo no PT a construção de uma alternativa para apresentar à população. Vou continuar defendendo essa ideia, porque a população está sinalizando que quer novas ideias e novos projetos para o Rio Grande do Norte”, comentou. 


Em outro cenário pesquisado, Mineiro aparece em terceiro lugar na corrida da sucessão estadual com 19,83%, muito próximo do segundo lugar de Wilma de Faria com 21,33%. O primeiro lugar ficou com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), com 24%. 




Num terceiro cenário, quem lidera as intenções de voto para o Governo do Estado é a deputada federal Fátima Bezerra (PT), com 35,5%. O segundo lugar é ocupado por Wilma de Faria (17,7%). O terceiro e quarto colocados são, respectivamente, Henrique Alves (14%) e Robinson Faria (4,17%). 




Fátima Bezerra também lidera a disputa pelo Senado, segundo os números divulgados pela Consult. A petista venceria a disputa com os mesmos 35,5%, à frente de Wilma de Faria (17,77%), Henrique Alves (14%) e Robinson Faria (4,17%). 




Mineiro lidera para deputado federal e estadual


Mineiro despontou em primeiro lugar também na disputa para deputado federal e estadual, segundo mostrou a Consult. Ele tem 19,67% para deputado federal, seguido de Wilma de Faria (11,33%) e pelo democrata Felipe Maia (10,5%).




Para deputado estadual, cargo que ocupa atualmente, exercendo o terceiro mandato consecutivo, Mineiro também lidera com 5,33%, seguido pelos peemedebistas Hermano Morais (3,67%) e Walter Alves (2%). 

Fonte: Portal Nominuto.co
m

Nenhum comentário:

Postar um comentário