email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 7 de maio de 2013

Notícias para esta Quarta Feira 08 de Maio de 2013


Vilma de Faria Cumprirá Agenda Política em Patu nesta Quarta Feira (08/05)
A redação do Blog A Folha Patuense foi informada que a ex-governadora Vilma de Faria estará em Patu nesta quarta feira (08/05) onde cumprirá uma agenda política com as lideranças locais, prefeita Evilásia Gildênia, Dr. Ednardo Moura, vereadores e outras lideranças.

Em Breve mais um ônibus Escolar Chegará a Patu e mais dois foram cadastrados para o nosso município 
Mais um ônibus chegará e tem mais dois na agulha
Muito em breve o município de Patu ganhará mais um ônibus escolar do governo Federal, fruto do esforço da deputada Federal Fátima Bezerra. A informação foi repassada pela Secretária Municipal de Educação, Chemila Câmara Rocha, que recentemente participou de reunião em Natal com os secretários municipais de educação promovida pela Deputada Federal Fátima Bezerra PT. O objetivo da reunião foi tratar de ações planejadas pelas secretarias municipais de educação junto a PAR - Plano de Ações Articuladas. Segundo Chemila Rocha, mais dois ônibus foram cadastrados o sistema para serem liberados para o no nosso município, desta forma, Patu vai chegar a 7 ônibus escolares. 
Essa deputada faz a diferença
Com o Plano de Ações Articuladas PAR - estando atualizado o mandato da deputada Fátima Bezerra entre em ação para garantir recursos do orçamento geral da união para a execução dos projetos e ações planejadas pelas Secretarias Municipais de Educação, desta forma muitos municípios estão sendo contemplados com diversas ações do governo federal como: construção de escolas, reformas, ônibus escolares, carteiras e demais equipamentos para as escolas, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino. Essa tem sido a luta incansável da deputada Fátima Bezerra pela educação do Rio Grande do Norte.

NOTA do BLOG: Todos nós somos sabedores que as principais ações que chegaram ao nosso município são do governo federal, mas, é bem verdade que precisa-se de um parlamentar ou uma parlamentar atuante para lutar e conseguir trazer essas ações. É isso que a deputada Fátima Bezerra faz. Ela sempre reúne os secretários municipais em Natal para mostrar os caminhos dos recursos para que cheguem aos municípios, essa é a diferença entre Fátima e os demais deputados. 
A vereadora Lucélia Ribeiro tem sido a ponte entre o mandato de Fátima e o município de Patu


Se virem nos 5 Minutos: Em Patu o Vereador Dispõe de Apenas 5 minutos para Prestar Contas do que faz
Cada ano que passa agente imagina que a Câmara Municipal de Patu possa avançar, se tornar mais democrática deixar que os vereadores que lutam, aqueles que são atuantes possam mostrar, prestar contas a população do que realmente estão fazendo, existe um dito popular que diz "o vereador não faz nada". Não faz nada por que muitas vezes o seu direito de mostrar a população o que faz é negado por um regimento arcaico que precisa ser atualizado e, mesmo assim,  não existe compreensão da atual mesa diretora que se preocupa mais em olhar o relógio para cortar a palavra do parlamentar do que na informação que ele ou ela está levando a população. Praticamente em Patu os vereadores só trabalham uma vez por semana, ou seja, no dia da sessão e na hora que precisa dizer o que faz só dispõe de 5 minutos. É uma verdadeira piada.    




Aprovada ampliação do Bolsa Família



bolsa familia 2A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o relatório sobre a Medida Provisória 590/12, que assegura renda mínima mensal de R$ 70 por pessoa a todas as famílias incluídas no programa Bolsa Família. A MP perde a vigência na quinta-feira (9) e ainda precisa ser votada pelo Senado.
O texto original da MP 590 autoriza as famílias com crianças e adolescentes de idades entre 7 e 15 anos a receber o benefício para superação da extrema pobreza, previsto na Lei do Bolsa Família (Lei 10.836/04). A MP foi editada pelo governo para ampliar o programa Brasil Carinhoso, que beneficia crianças de até 6 anos pertencentes a famílias com renda mensal de até R$ 70 per capita.

    

Meteorologia prevê chuvas a partir do dia 15 de maio no Nordeste



raios-de-chuvas1O céu nublado e as temperaturas mais amenas registradas no fim de semana passado devem se repetir durante esse mês. Apesar de as precipitações registradas terem sido inferiores à expectativa, a previsão é de chuvas a partir da segunda quinzena de maio. Quem afirma é o meteorologista Gilmar Bristot. “Estamos prevendo uma condição mais favorável de chuva no segunda quinzena do mês de maio no litoral e interior do estado. A previsão para o mês de maio é próxima da normalidade”, diz.
O meteorologista afirmou que não tem como prever o volume de chuvas, mas é alta a probabilidade de que a segunda quinzena seja melhor do que a primeira. “Devido a atuação de vários sistemas favorecendo a ocorrência de chuva”, frisou. A ocorrência de chuvas também vai contribuir na redução da temperatura, que estava registrando cerca de um grau acima da média normal. “Com a chegada das chuvas as temperaturas voltam para seu patamar normal. Com máxima em torno de 30º e mínima de 22º. São condições normais”, avaliou.
Tribuna do Norte



Um comentário:

  1. Senhor Blogueiro,

    Em consonância com o art. 5º. V., constituição Federal solicitamos direito de resposta à matéria veiculada em seu blog intitulada “ se vira nos 5” .
    Ao assumir a Presidência da Câmara, o Vereador Suetoneo Moura, conversou com cada um dos Vereadores deixando-os à vontade e pondo-se à disposição para ouvir sugestões, críticas, opiniões sobre a administração desta Casa e a forma de conduzir às sessões, portanto sempre esteve e continua aberto ao diálogo.
    Concordamos que não somente o Regimento Interno, quanto a Lei Orgânica do Município, necessitam de profundas alterações, necessidade essa que aqueles que acompanham o funcionamento da Câmara percebem há vários anos. Temos tomado providências para que se possível ainda nesse biênio 2013/2014, possamos modificá-las e modernizá-las. Enquanto isso não ocorrer temos a obrigação de cumprir o que ali preceitua.
    A atual Mesa Diretora, ao contrário do que diz o blogueiro é compreensiva e aberta, tanto que apesar do Vereador dispor de apenas 5 minutos para falar, em diversos momentos este tempo tem sido extrapolado pelos Edis com aquiescência desta mesa, procurando equilíbrio entre não “cortar” o orador em sua fala e administrar o horário para que os debates ocorram em prazo previsto no Regimento.
    Por oportuno, informamos que não há requerimento verbal ou escrito questionando o tempo concedido aos oradores inscritos.
    Ante o exposto reafirmamos o nosso compromisso de manter/melhorar o funcionamento desta Casa Legislativa tornando-a cada dia mais democrática e participativa, reitero que não somente os Vereadores mais qualquer patuense está livre para propor, sugerir melhorias, criticar o processo Legislativo/Administrativo da Câmara Municipal.
    Se estamos a disposição, discordamos veementemente como a crítica a qual foi feita, utilizando do grande número de leitores do seu conceituado blog, na tentativa de macular a imagem da Câmara Municipal e seus gestores, comparando as suas sessões a um quadro do Programa do Faustão “se vira nos 30”, programa este que em determinados momentos nos faz rir. A Câmara é formada por cidadãos sérios e jamais admitiremos que seja motivo de risos, achincalhes e/ou piadas, este tipo postagem é um desserviço ao bom funcionamento desse Poder.
    Consideraríamos contribuição sua a esta mesa, este poder, ao município de Patu e BOA INTENÇÃO e receberíamos com prazer se tivesse procurado o foro próprio, ou seja, Câmara para expor sua opinião, onde Vossa Senhoria dispõe de livre acesso, conhecendo a todos os Vereadores e colaboradores.
    Esperamos a divulgação da nossa resposta na íntegra, dando por encerrada neste veículo de comunicação as discussões sobre este tema

    Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patu

    ResponderExcluir