quarta-feira, 17 de abril de 2013

Notícias Quarta Feira 17 de Abril de 2013


Deputado Fernando Mineiro pede ao Governo criação de sistema integrado de recursos hídricos


O deputado Fernando Mineiro (PT) chamou atenção para o problema do abastecimento de água para consumo humano do Rio Grande do Norte e solicitou ao Governo do Estado a criação de um sistema integrado de recursos hídricos. Segundo ele, muito tem se falado sobre os efeitos da seca, sobre a situação do gado e as dívidas dos produtores, mas é preciso observar as questões do abastecimento de água. “Todas essas questões são muito graves. Mas o abastecimento de água para o consumo humano está entrando em colapso”, afirmou.
Segundo Mineiro, a Companhia de Água e Esgotos do RN (Caern) opera em 154 municípios, e em outros 13 existe o sistema próprio de abastecimento. “Teoricamente, a Caern atinge uma população de 2.878 milhões. No entanto, na realidade, essa água não está sendo levada a todas essas pessoas. O sistema autônomo abastece cerca de 290 mil pessoas. Precisamos de um sistema integrado de recursos hídricos, pois hoje ele só existe no papel”, declarou.
Para o deputado, a seca agravou a situação do abastecimento, no entanto, ele acredita que o colapso se deu por má gestão. “Existe outra seca, a estiagem da administração. Fiquei sabendo que existem recursos no Governo para serem usados no enfrentamento da seca e não foram utilizados. Ou o Estado determina uma ação conjunta e decide quem vai coordenar, ou a situação não irá melhorar”, declarou.
O líder do Governo na Casa, o deputado Getúlio Rego (DEM), afirmou que, da parte da governadora Rosalba Ciarlini há um empenho para tentar solucionar os problemas da seca. “O Estado está abalado pelo destroço da economia rural, não há produtividade agrícola, nosso rebanho está sendo dizimado. Mas eu tenho testemunhado distribuição de ração para os pequenos produtores, por parte do Governo. Há uma vertente de uma nova negociação para contratar produção de 100 hectares de sorgo para distribuir”, afirmou Mineiro.


Vergonha : Agricultor termina preso após protestar contra entrega de milho na CONAB em Caicó

  
O agricultor caicoense Cícero Vale, mais conhecido como Cição Bandido acabou sendo preso na manhã desta terça-feira (15) após ter realizado um protesto pelas ruas de Caicó e encerrado em frente a CONAB de Caicó.

Cição usou carcaças de vacas em cima de seu veiculo e um microfone com palavras de ordem contra o que ele classifica de descaso do órgão na distribuição do milho para os pequenos produtores e agricultores. Foi o próprio Cição quem decidiu realizar o protesto.
 gado dp

 cissão


Fonte :Marcos Dantas
 NOTA DO BLOG A FOLHA PATUENSE: Parabenizo a ação do senhor Cição. Que esse exemplo seja seguido por muitos agricultores. 

Reunião Entre Prefeitura Municipal, Câmara e Movimentos Sociais do Campo foi Muito Positiva



Foi realizada na tarde de ontem (16/04) reunião da Comissão de Planejamento e Estratégicas para o Controle dos Efeitos da Seca no município de Patu. A reunião foi realizada na sede da prefeitura municipal de Patu e contou com a participação das seguintes pessoas representando suas respectivas entidades: Pelo Poder Executivo: Prefeita Evilásia Gildênia, Rivelino Câmara, Ricardo Vieira e Edvandro Moura; pela Câmara Municipal: Vereadores: Suetôneo Moura, Rubinaldo Maia e Ana Carla (Kaká de Bodinho); pelo SEAPAC: Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales e o técnico Carlos George; pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (José Marcondes e Edno Azevedo); pelo Fórum das Associações Rurais, Aluísio Dutra, Marilha e Rosiene; pelo Centro Juazeiro, Expedito Alves e pelo PDA Novo Sertão Visão Mundial, Amanda.

A reunião teve início com a exposição da difícil situação financeira em que passa o município de Patu relatada pelo secretário de Finanças Rivelino Câmara que na ocasião informou que a prefeita Evilásia reuniu todo o seu secretariado com o objetivo de alertar sobre a contenção de gastos, já que o momento é muito crítico.
O engenheiro agrônomo do SEAPAC, Fabrício Edino Jales, em nome dos movimentos sociais organizados, apresentou cinco propostas para amenizar a situação da seca no município: 1.) Abastecer todas as cisternas com água do próprio município; 2) Fazer a limpeza de cacimbões e conserto de vazamentos de cisternas; 3.) Criar um Fundo Municipal Permanente de Controle dos Efeitos da Seca, 4.) Viabilizar, pelo menos, a construção de uma mini-adutora na zona rural e 5.) Viabilizar o deslocamento a Natal de agricultores para participar de uma mobilização sobre a seca.

Sobre a primeira proposta de abastecimento de todas as 700 cisternas, os secretários Rivelino Câmara e Ricardo Vieira disseram que o município não teria condições, pois é insuficiente a demanda de água dos cacimbões do município e se a água for transportada da barragem de Apodi o custo seria muito alto, em torno de R$ 700,00 por cisterna com capacidade para 16.000 litros, em virtude da distância para transporta-la. Após várias discussões, os movimentos sociais apresentaram outra proposta para que o município aumente o número de carros pipas para abastecimento das cisternas. O município informou que atualmente existem dos carros pipas abastecendo as cisternas da zona rural através da defesa civil do estado e que mais um carro pipa será adicionado ao abastecimento, mas se comprometeu a colocar mais um caro pipa para aumentar o número de cisternas que atualmente estão sendo abastecidas. As demais propostas apresentadas pelos movimentos sociais foram acatadas pela administração que se comprometeu em cumprir em um curto e médio prazo.

Durante a reunião foi tirado dois encaminhamentos importantes, o primeiro apresentado pelo professor Aluísio Dutra de Oliveira que propôs que a comissão formada se torne permanente e que se reúna mensalmente para avaliar e acompanhar as decisões tomadas e a segunda proposta, do secretário Rivelino Câmara, de se constituir uma comissão para participar de uma audiência em Natal com o secretário de Recurso Hídricos, Leonardo Rêgo, no sentido de cobrar mais ações em prol do nosso município, no tocante a grave situação de estiagem. Os encaminhamentos foram aprovados pelos presentes.

Para a administração municipal, Câmara e movimentos sociais a reunião foi muito positiva e produtiva onde todos entenderam que o momento é grave e que todas as divergências políticas devem ficar de lado, onde todos os esforços devem estar centrados no problema da seca que assola o nosso estado e principalmente o nosso município.
Conheça mais um personagem que dá nome as Ruas em Patu
Oscar Fernandes Leite
Oscar Fernandes Leite nasceu em 05 de agosto de 1918, foi fazendeiro e produtor rural onde possuía terras no Sítio Paulista. Ele foi casado com a Senhora Maria Leite onde teve sete filhos (César, Neguinho, Paulo, Francisca, Tereza, Sonale e Liana), além de 16 netos e 13 bisnetos. Oscar Fernandes Leite exerceu a função pública sendo vereador em dois mandatos, 1963 a 1967 e 1971 a 1973. Ele veio a falecer em 01 de março de 2004.

Rua Vereador Oscar Fernandes Leite

Conjunto Nova Patu



CONVITE PARA REUNIÃO DA CDL PATU



CONVITE:



Convidamos V. S.ª, para participar de uma reunião da CDL, nesta quinta feira, dia 18 de Abril de 2013, às 19h30min, na sede da CDL, localizado na Rua Capitão José Severino, 198 – Centro – Patu-RN. 
Na oportunidade estaremos tratando dos seguintes assuntos:


1º - Serviços Prestados pela CDL Patu aos Sócios,
2º - Entrega dos Certificados aos participantes do Curso Conhecendo Finanças,
3º - Outros assuntos do Interesse da Classe Lojista.

A sua presença é muito importante.

Patu-RN, 16 de Abril 2013.

Jaiza Dantas dos Santos
Presidenta


PT Pólo Médio Oeste vai Realizar Encontro 

Neste Sábado em Messias Targino


O Partido dos Trabalhadores, Pólo Médio Oeste, vai realizar neste sábado na cidade de Messias Targino encontro com lideranças regionais e do estado para tratar da seguinte pauta:
PED – Eleições Internas no Partido;
Conjuntura política para as eleições de 2014.
Local: Câmara Municipal de Messias Targino.
Horário: 09:00h.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário