email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


  Quilombolas do Jatobá, Primeira Comunidade Negra do Estado a Receber Título de Imissão de Posse

Foi realizada ontem (22/11) na comunidade Quilombolas do Jatobá solenidade de imissão de posse de terras quilombolas. A comunidade Quilombolas do Jatobá, localizada em Patu, foi a primeira comunidade negra remanescentes de  quilombos do estado a ser contemplada com o ato de imissão de posse de terras que passará para a União, através do INCRA, e em breve o governo vai emitir o título de posse dessas terras aos moradores daquela comunidade negra.
A solenidade foi bastante concorida e contou a com a participação das seguintes autoridades: Valmir Alves (Superintendente Regional do INCRA), Adriano Vilassa (Procurador Federal), Thiago Barros (Antropólogo INCRA), Dr. Rodrigues Filho (Engenheiro Agrônomo INCRA), Sandra da Silva e Maria José (representantes da Comunidade Quilombolas), Edno Azevedo (Representando a Prefeita Evilásia Gildênia), Lucélia Ribeiro (vereadora e representante da Deputada Fátima Bezerra), Fabrício Edino Jales (SEAPAC),  Chemila Cavalcante (Sec. de Educação), Ricardo Vieira (Sec. de Agricultura), Genival Júnior (Sec. de Cultura), Getúlio Barbosa (Vereador e atual Sec. de Saúde da Cidade de Feira de Santana - Bahia),   Leidiane Jales (PDA Novo Sertão Visão Mundial), José Marcondes (STR Patu), Expedito Alves (Centro Juazeiro), Tarcisio Nascimento (Presidente da Colônia de Pescadores) e João Fernandes Dantas (Ex-presidente da Câmara Municipal de Patu). O cerimonial do evento foi presidido pelo professor Aluísio Dutra, integrante dos movimentos sociais da Região Oeste e incentivador da comunidade negra Quilombolas do Jatobá ao lado de Epitácio Filho que, através do Movimento Patu 2001, implantaram na comunidade uma política de valoriação em vários em vários setores.
A solenidade teve início com a leitura do termo de Imissão de Posse feita pelo procurador Federal Dr. Adriano Vilassa, em seguida usaram a palavra o Superindente Regional do INCRA Valmir Alves, a representante da Comunidade Sandra da Silva, que na oportunidade agradeceu a Deus por aquele momento, ao ex-presidente Lula e ao seu bisavor João Luís de Aquino, primeiro desbravador daquela comunidade negra, em seguida usaram a palavra todas as autoridades e representantes dos movimentos sociais, parceiros da comunidade Quilomboals do Jatobá.
A solenidade foi encerrada pela líder da comunidade, Sandra da Silva que pediu a todos para fazer uma oração de agradecimento a Deus. (Matéria Produzida por Aluísio Dutra)                
Imagens da Solenidade


O Prof. Aluisio Dutra presenteu o Dr. Getúlio Barbosa com um livro de Poesias do Poete Zé Bezerra
Autoridades e convidados
Dr. Adriano Vilassa, Dr. Rodrigues Filho e Fabrício Edino Jales

O professor Aluísio Dutra  presidiu o cerimonial da Solenidade

Leitura do termo de imissão de posse feita pelo procurador Federal Dr. Adriano Vilassa






 Fotos: Blog do Campelo

Um comentário: