email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Notícias do Campus de Patu

  TEMA: ESTÁGIO, PESQUISA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

O Departamento de Educação do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN, através de seus Grupos de Pesquisa FORMACE e GEPEPI, realizará, no período de 24 a 26 de outubro de 2012, o II Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia – II SIEP, juntamente com o I Encontro de Supervisores de Estágio e Práticas Educativas em Cursos de Licenciaturas I ESEPEL.
A proposta emerge da necessidade de discussão sobre a atuação do estagiário nas instituições-campo de estágio e a contribuição dos Cursos de Licenciatura nesses espaços. A idéia de conjugar dois eventos com características similares advém da constatação de que existe, nesse contexto, uma carência no que se refere à integração dos sujeitos envolvidos nas práticas de estágio nos espaços intra e extra-muros acadêmicos. De caráter interdisciplinar, os eventos configuram-se como oportunidades de discussão acerca de investigações e experiências relativas à construção e execução de práticas pedagógicas que envolvem temáticas como as metodologias de ensino das disciplinas da educação básica, as relações interpessoais e diferentes aspectos da gestão dos processos educativos.
O I SIEP ficou restrito ao contexto do CAP/UERN e escolas campo de estágio, na cidade de Patu, porém, as discussões realizadas na ocasião, como também os processos avaliativos que acontecem ao final de cada período de estágio, relativos aos contextos escolares e não escolares, permitiram refletir sobre a necessidade de ampliar o debate, visando a reunir supervisores de estágio, professores da educação básica e alunos estagiários de outros Campi da UERN, como também de outras IES, para discutir os problemas inerentes às práticas educativas que se concretizam nesses espaços.
Essas reflexões fizeram nascer, junto com o II SIEP, o I ESEPEL, a fim de reunir não só os envolvidos no estágio em Pedagogia, como também professores e estagiários de outras licenciaturas, na perspectiva de que se alcance os seguintes objetivos:

    Intensificar possibilidades de estudos e pesquisa no contexto do estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura, considerando-se osespaços escolares e não escolares.
    Socializar experiências de estágio e suas peculiaridades em diferentes cursos de licenciaturas.

·         Discutir os conflitos de interesse entre o estágio curricular obrigatório e o estágio não obrigatório.
·         Discutir os projetos de extensão e programas formativos como espaço de atuação do estagiário.

ATIVIDADES:
·         Conferências
·         Mesas-redondas
·         Minicursos e Oficinas
·         Sessões de Comunicação e de Pôster
·         Salas de experiências didático-pedagógicas
Atividades culturais

PROFESSORAS DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO/CAP/UERN LANÇAM LIVRO

As professoras Antonia Sueli da Silva Gomes Temóteo e Silvania Lúcia de Araújo Silva organizaram o livro “Estágio e Docência em Pedagogia”, que será lançado na abertura do II SIEP/I ESEPEL. 


Profa. Sueli Temóteo e Profa. Silvânia Lúcia
A formação docente é o tema em debate nessa obra, que reúne nove artigos elaborados a partir das pesquisas realizadas Grupo Formação, Currículo e Ensino – FORMACE, do Departamento de Educação/CAP/UERN, destacando-se: o estágio, a pesquisa, a construção da identidade, do repertório de saberes inerentes à prática pedagógica e da profissionalização. 

Além das organizadoras, outras professoras também assinam o livro, a saber: Claudia Maria Felício Ferreira Tomé, Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Maria Ghisleny de Paiva Brasil, Mônica Alves Brasiliano e Soraya Nunes dos Santos Pereira.

Texto: Profa. Sueli Temóteo - DE/CAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário