terça-feira, 30 de outubro de 2012

Municípios tem até Amanhã (31/10)  para Solicitar Máquinas do PAC 2

Municípios têm até dia 31 para solicitar máquinas do PAC 2
Foto: Andrea Farias/MDA
 
Termina na próxima quarta-feira (31), o prazo de cadastramento para concorrer às máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Até o momento, 407 municípios de até 50 mil habitantes que estão fora de regiões metropolitanas ainda não enviaram suas propostas. O formulário de cadastramento encontra-se disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Cerca de 92% dos municípios, que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa, já se inscreveram e vão concorrer aos equipamentos que serão doados pelo governo federal para que as prefeituras construam e recuperem estradas vicinais – importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar.

A ação prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras aos municípios. O processo de cadastramento contempla três etapas principais: cadastramento, até o dia 31 de outubro; entrega de documentação e análise, de 1º a 16 de novembro; deliberação e divulgação das propostas selecionadas em 19 de novembro, conforme especificado na Portaria nº 131 de 18 de setembro deste ano. O número de habitantes de cada município terá como base a mais recente estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010.


Sindicatos e Fóruns ligados a FETRAF-RN vão se reunir nesta quarta-feira em Janduis


Os representantes dos  Sintrafs e Fóruns da Agricultura Familiar  dos municípios de Upanema,Campo Grande, Patu, Janduis, Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Messias Targino,  Severiano Melo, Itaú, Rafael Godeiro,  Olho D´Água dos Borges,Viçosa, São Francisco do Oeste e Felipe Guerra  ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, vão se reunir nesta quarta-feira (31), a partir das 8:30h na sede do Sintraf no município de  Janduis.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto essa  a primeira reunião após as eleições municipais.



Durante o encontro será feito uma
avaliação do resultado eleitoral na base da Fetraf Regional  e Estadual.Outra discussão será entorno  do Programa de Habitação Rural que vem sendo trabalhado pela FETRAFRN em todo estado.

A Situação dos municípios  que vive os efeitos da  estiagem na região,desconto dos Aposentados Rurais,Plenária Nacional da FETRAF BRASIL e Seminário Estadual para definir estratégias para atuação das regionais estão na pauta do encontro.

Pôla  Pinto informou ainda  que outra discussão será sobre a realização de um Seminário de ampliação da base da FETRAF  no Médio  e  Alto Oeste ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário