terça-feira, 30 de outubro de 2012

Girando com as Notícias


PATU- A Paróquia de Nossa Senhora das Dores e Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis divulgam programação de missas para Dia de Finados


6:00 - MISSA DE FINADOS - CEMITÉRIO VELHO - RUA CAP. JOSÉ SEVERINO 
9:00 - MISSA DE FINADOS - SANTUÁRIO DO LIMA
19:00- MISSA DE FINADOS - NA FRENTE DO CEMITÉRIO NOVO - RUA ANTONIO DE LIMA 
Fonte: Blog da Paróquia de Patu 


Serra de Patu está sendo monitorada pelo IBAMA para fins de preservação.

 

 

A presença da Polícia Ambiental já é realidade no território geográfico da Serra de Patu. Conforme informações do setor de operações da Policia Ambiental passada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

De acordo com o secretário Arrílton Cândido, foi realizado um levantamento noturno em todo o território da Serra para fins de facilitar a entrada de policiais nas matas visando coibir à caça predatória e outros crimes ambientais. Arrílton foi informado ainda que a Polícia Ambiental já tinha um relatório repassado pela Linha Verde do IBAMA que dava conta dos mais variados crimes ambientais contra a FAUNA e FLORA local, onde muitos animais e a vegetação nativa encontram-se em processo de extinção, mas não tinha ainda um diagnóstico da situação noturna da região.

 

Conforme o levantamento realizado na noite do dia 27/10, os policiais ficaram extremamente sensibilizados em defesa da região pelo fato de terem identificado o que as denúncias revelam, os sinais de focos das lanternas evidenciaram a presença de varias equipes de caçadores em partes diferentes da serra e até latidos de vários cachorros provavelmente em perseguição à caça. Também foram identificados vários locais onde são montados acampamentos.

 

O relatório mostra que os crimes não são praticados por pessoas que sobrevivem da caça e sim por grupos especializados que agem em Patu e região disputando campeonatos e realizando banquetes comemorativos pela morte de animais silvestres em extinção. Outro fator que está preocupando as autoridades é a questão do tráfico de animais silvestres que vem sendo investigado.

 

A Policia Ambiental com força de lei federal informa ao município de Patu e região que as ações serão intensificadas e quem insistir na prática dos crimes contra o meio ambiente vai ser punido com todo o rigor.  

 

De acordo com o secretário Arrílton Cândido, o IBAMA dispõe de homens, viaturas e um helicóptero que está na base de Caicó/RN, podendo ser acionada para a realização de operações em regiões montanhosas.  O secretário lembra que não se trata de perseguição a nenhum caçador por parte da gestão municipal e sim uma soma de ações e providencias em defesa da fauna e flora da serra de Patu, vindo do auto escalão do Governo Federal para auxiliar os municípios brasileiros na preservação onde está sendo identificado pelo setor de investigação ambiental os crimes contra o meio ambiente.

 

Ações como estas já eram aguardadas por uma grande parcela da população, pois em julho de 2009 foi formada uma comissão no Santuário do Lima com todos os proprietários de terras situadas na serra com a finalidade de preservar aquele espaço, com a ajuda das autoridades constituídas.

 

Outro fato preocupante é a demanda de vandalismo que acontece nas estradas até a rampa de voo  livre, onde se identifica constantemente as depredações e tiroteio de armas de fogo na cabana que fica localizada na rampa de voo. Os moradores preocupados com a onda de vandalismo procuraram providencias junto ao Secretario de Turismo e Meio Ambiente para que o mesmo busque junto a autoridades competentes coibir tais tipos de abuso.

 

“Asseguramos que não mediremos esforços para moralizar e disciplinar as questões pertinentes ao nosso meio ambiente, haja visto que a população espera do poder publico empenho nas resoluções de causas de ordem ambiental, moral e social, finalizou o secretário Arrílton.

 

Cordialmente,

Arrilton Cândido  - Secretario Municipal de Meio Ambiente

 

Matrículas On-Line: Estudantes de Educação Física e de Assu irão participar em caráter experimental

 

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação publica edital que dispõe sobre prazos e procedimentos e convoca alunos da Faculdade de Educação Física (FAEF) do Campus Central; dos cursos de Ciências Econômicas, História, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e Pedagogia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL); do curso de História do Núcleo Avançado de João Câmara e dos cursos de Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) do Núcleo Avançado de Macau para a matrícula on line, em caráter experimental. 

As matrículas devem ser feitas entre os dias 12 e 16 de novembro, seguindo as etapas que constam no EDITAL
Mais informações no (84) 3315-2162.


 ENEM Será Realizado neste Final de Semana


 O Enem será realizado neste sábado e domingo, 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
A redação
O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.
FONTE: G1

Nota do Blog:
Aqui na cidade de Patu-RN as escolas onde as provas do ENEM serão aplicadas são as seguintes:

Campus Avançado de Patu - Coordenador: Jozenir Calixta de Medeiros
Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes - Coordenador: Aluísio Dutra de Oliveira
Escola Estadual Dr. Edino Jales - Coordenadora: Rizelda Ferreira da Silva
Escola Estadual João Godeiro - Coordenadora: Larissa de Almeida Medeiros
Escola Municipal Fco. Francelino de Moura - Coordenadora: Aurita Maria Diniz
Ginásio Comercial de Patu - Coordenadora: Maria de Fátima Dutra
Fonte: Blog do CAP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário