email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Padre Pedro Neefs

Morre em Recife o Padre "Comunista" do PT
Morreu em Recife (PE) aos 83 anos o Padre Pedro Neefs. Padre Holandês que chegou ao Brasil nos anos 60 e iniciou em nossa região um trabalho comunitário muito importante, dedicando sua vida aos pobres e oprimidos sendo considerado por alguns poderosos como comunista. Na cidade de Campo Grande ele foi destaque nas lutas sociais ao lado de Ronaldo Valença, onde deu início a fundação do PT daquela cidade no qual recebeu a homenagem de Presidente de Honra do Partido dos Trabalhadores. 
Padre Pedro Neefs, umas das lideranças político-religiosas mais importantes da história social do Oeste potiguar. Há quatro anos, ele estava no abrigo dos padres na Várzea, em Recife, se tratando de um tumor na coluna. A doença o deixou numa cadeira de rodas desde 2002, mas só foi descoberta mesmo em 2010. O problema se espalhou pelo corpo e, desde 18 de abril, Pedro estava na UTI, embora lúcido. Hoje de manhã ele não resistiu e veio a óbito.
Ronaldo Valença e Padre Pedro, muitas lutas em prol dos pobres e oprimidos
Padre Pedro se tornou referência depois de mudar a atuação da igreja e interferir na política da região Oeste. Na década de 1960, como pároco de Apodi, realizou um trabalho de conscientização que ajudou a derrubar uma oligarquia que dominava a política local havia 140 anos.
Fátima Bezerra e Padre Pedro Neefs
Em Campo Grande, antiga Augusto Severo, já na década seguinte, lutou contra os coronéis da época que ainda mantinham os chamados “cabrestos eleitorais”. Pedro lutou com os agricultores da Serra de João do Vale contra os fazendeiros que estavam tomando suas terras e, por conta disso, por pouco não foi assassinado.
Hildebrando, Mineiro, Pe. Pedro e uma Jovem de Campo Grande
Referência para todos os movimentos sociais e políticos, Padre Pedro lutou para mudar a situação administrativa de Campo Grande ao lado do PT. Foi amigo de Dom Helder Câmara, Leonardo Boff e do ex-presidente Lula. Sua morte deixa todo o médio oeste de luto, sobretudo as duas cidades que o adotaram antes de ser transferido para o Recife pela Igreja. 
Pe. Pedro e Caramuru
O corpo de Padre Pedro será sepultado na quarta-feira, 27, às 8h no cemitério municipal de Campo Grande.

 Fonte: Jornal de Fato. 



Pe. Pedro defronte a Igreja de Sant`Ana em Campo Grande-RN 

 Seu fiel companheiro Raimundo do Sindicato
Sua saúde não estava boa, ele teve que retornar para Recife

Suas idéias e ações têm continuidade através da ONG Centro Padre Pedro Neefs



Governo desmarca reunião com segmentos da UERN

A reunião dos segmentos da UERN com o Governo do Estado agendada para hoje, 25, foi desmarcada pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega. O auxiliar alegou compromissos inadiáveis para o cancelamento do encontro. 
A reunião havia sido agendada na Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa na última quinta-feira, 21, como uma forma de pôr fim ao impasse da greve dos professores e técnicos administrativos, provocada pelo descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o adiamento demonstra o descompromisso do Governo do Estado para com a UERN e como a Universidade não é prioridade para a atual administração.
Agenda da greve
Nesta terça-feira, 26, os professores da UERN participam do “Ato de Deflagração da Greve” dos professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento será realizado às 8h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), Centro de Mossoró.
No mesmo dia, às 16h, no semáforo da Praça do Pax, professores, técnicos administrativos e estudantes da UERN irão promover um Buzinaço com Adesivaço com o tema “#emdefesadaUERN”.

FONTE: ADUERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário