email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Do Site do Santuário do Lima



Programação de Corpus Christi em Patu/RN


Corpus Christi - Pe. Reginaldo Manzotti


Filhos e filhas,
Nesta quinta-feira, dia 07 de junho, a Igreja celebra Corpus Christi. Ainda que em todas as missas fazemos memória da Instituição da Eucaristia (Mc 14, 22-24), a Igreja pede que este Sacramento seja celebrado mais solenemente pelo menos uma vez por ano, para que todos possam viver plenamente esse mistério de amor: um Deus que se faz pão por amor a humanidade. 
Na Eucaristia, Deus se dá por inteiro. Esse Sacramento é a presença real de Jesus Cristo, corpo, sangue, alma e divindade. E é através da fé que percebemos esse mistério, como nos explica São Tomás de Aquino, santo e doutor da Igreja, na belíssima oração lauda Sion: "O que não compreendes nem vês, uma fé vigorosa te assegura, elevando-te acima da ordem natural. Pão e vinho, eis o que vemos; mas ao Cristo é que nós temos em tão ínfimos sinais. Alimento verdadeiro, permanece o Cristo inteiro quer no vinho, quer no pão. E quem o recebe não o parte nem divide, mas recebe-o todo inteiro."
Se compreendêssemos o valor de recebermos Cristo na Sagrada Comunhão, isso somente bastaria, não nos faltaria mais nada. Mas nossa limitada inteligência não nos permite entender por inteiro. Então, alimentados com o Pão da Vida, esperamos fazê-lo um dia no Céu.
Deus abençoe você. 
Padre Reginaldo Manzotti





quarta-feira, 6 de junho de 2012

Confira a programação oficial do 4º Arraiá Patu Dançá


http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/PATU.jpg.

Fonte: SECOM

 Fotos: Emanoel/ Júnior/ Cláudio
 Mesa de autoridades

Para comemorar o Dia do meio Ambiente, a prefeitura de Patu, através da Secretaria Municipal de Turismo e meio Ambiente, realizou um importante encontro entre diversas autoridades municipais com a sociedade patuense.

O evento que aconteceu na Praça de Eventos Oliveira Rocha, reuniu representantes do Tribunal de Justiça do RN, na pessoa de Marluce Maia, Polícia Militar, através do subtenente Apolinário, Campus Avançado da UERN em Patu- CAP, com o diretor Dr. Josenir Calixta, secretaria municipal de meio ambiente, por meio do secretário Arrílton Cândido, Câmara Municipal de Vereadores, através da vereadora Lucélia Ribeiro, diretores de escolas, Raimundo Nonato e Maria do Socorro, professor e poeta Zé bezerra,  representantes da saúde municipal, nas pessoas de Maria de Lourdes e Sonália, representantes da serra de Patu, além dos secretários municipais, Bruno Campelo (comunicação, Júnior Santos (cultura e juventude) e Linderleide Almeida (assistência social).

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8334.jpg
 Sec. Arrílton Cândido

O debate girou em torno da “Economia verde” e da sua funcionalidade dentro da realidade do município, onde o professor Dr. Josenir Calixta fez uma brilhante explanação em relação ao tema. 

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF0467.jpg
Diretor do CAP, Dr. Josenir Calixta

Outros assuntos polêmicos como a caça predatória também foram abordados. O sub tenente Apolínário expôs o papel da PM nas ações cabíveis aos casos, onde, segundo ele, não cabe a PM agir em ações para coibir tais crimes, mas sim as autoridades competentes que trabalham diretamente com o meio ambiente, no caso a polícia ambiental, Ibama entre outras. “A nossa PM trabalha em todos os setores da sociedade, e no caso da caça predatória o que se pode dizer é que não podemos passar por cima da polícia ambiental, ou seja qualquer ação deve ser notificada a mesma”, disse Apolinário.

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8362.jpg
 Sub tenente Apolinário

A vereadora Lucélia Ribeiro lembrou da importância da educação, prevenção e conscientização de todos que fazem o uso da caça. De acordo com a vereadora, os órgãos competentes devem buscar através do diálogo esclarecer fatos e buscar soluções cabíveis e responsáveis para que esta situação seja resolvida de forma pacífica e harmoniosa. 

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8364.jpg
 Fala da vereadora Lucélia

O secretário de meio ambiente, Arrílton Cândido informou que em nenhum momento a secretaria se posicionou ou ainda perseguiu caçadores, pelo contrário, “Estamos buscando meios para resolver situações que ainda prejudicam moradores e proprietários de terras na serra de Patu” disse o secretário, que forneceu um dado bem interessante sobre o assunto. De acordo com Arrílton, 98% dos moradores e proprietários de terras na serra estão engajados na defesa pelo meio ambiente.

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8361.jpg
 Marluce Maia, representante do TJ

Em relação a questão do lixo, a representante do TJRN, Marluce Maia, falou do papel das instituições na defesa do meio ambiente e lembrou que o próprio TJ já vem adotando medidas para preservar o ambiente como um todo, como por exemplo na extinção do uso dos copos descartáveis.” O TJ gastava cerca de 200 mil copos descartáveis ao mês e isso foi substituído. Hoje utilizamos copos recicláveis de longa duração, o que poupa o meio ambiente dos estragos causados pelo lixo que por muitas vezes dura milhares de anos para se decompor”, disse Marluce.

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8363.jpg
 Fala da coordenadora do Hospital Municipal, Maria de Lourdes

Sobre a questão do lixo hospitalar, a diretora do Hospital Municipal, Maria de Lourdes, informou aos presentes que hoje Patu conta com o apoio de uma empresa que recolhe adequadamente todo o lixo hospitalar para que seja manejado de forma adequada. 

O secretário Arrílton finalizou o fórum lembrando que é papel de todos cuidar do meio ambiente, e que a secretaria municipal de turismo e meio ambiente está a disposição de toda a sociedade para juntos trabalhar pelo desenvolvimento ambiental de Patu.

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8358.jpg

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8339.jpg 

http://www.patu.rn.gov.br/wp-content/uploads/2012/06/DSCF8365.jpg

Fonte: SECOM- www.patu.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário