email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 22 de maio de 2012



Vem aí o 4º ARRAIÁ PATU DANÇÁ

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Regional de Quadrilhas Juninas



O concurso acontecerá de 02 a 06 de julho no Módulo Poliesportivo Miguel Câmara Rocha.

CATEGORIAS

Estilizada e Matuta

Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude pelos fones: (84) 9906-7955 ou 3361-2211

REALIZAÇÃO
Fonte: Secom


Denúncia

MATÉRIA ENVIADA POR SHERMAN M. SUASSUNA

ao Blog Olhar Crítico

Campeonato de caça predatória na cidade de Patu-RN



Sábado 19/05/12 houve um CAMPEONATO DE CAÇA PREDATÓRIA em Patu. Várias equipes de caça disputaram o prêmio de um carneiro abatido para a equipe que mais matasse TATUS PEBA, na Serra do Lima e zona rural patuense. Enquanto isso a POLÍCIA rodava baixando o volume dos carros e os PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO dormiam sossegadamente... Assim como a população, totalmente passiva a esse ato criminoso. Toda essa sociedade tem conhecimento que a prática da caça predatória a animais silvestres em Patu é antiga, e que a vida animal chega cada dia mais perto da EXTINÇÃO em nossa zona rural e principalmente na Serra do Lima. Por medo de represália da parte dos caçadores, a população finge não ver, a polícia espera uma denuncia com provas para poder agir (como se não soubessem que a caça predatória é crime previsto na lei  nº 9.605/98, e o poder Executivo e Legislativo permanecem passivos, também esperando que a sociedade resolva sozinha um problema que é cultural arcáico, vindo de pessoas ignorantes, que não pensam que matando animais silvestres eles agridem a natureza, o meio ambiente e a sobrevivência posterior da própria raça humana. Venho então através desse espaço, solicitar em nome dessa sociedade e do meio ambiente, que a prefeitura de Patu,  disponibilize guardas municipais em regime de plantões noturnos, com devida assistência, infalivelmente todos os dias na entrada e percurso do Santuário do Lima, ou abra concurso público para essa função.  Isso certamente não acabará com a caça predatória em nosso município, mas dificultará, diminuirá e inibirá esse ato criminoso, e os praticantes desse "esporte cruel" saberão que algo está sendo feito, e isso servirá como alerta.  Estou fazendo minha parte como cidadão, denunciando a caça predatória nesse município ao MP, IBAMA e IDEMA e usando todos os meios de comunicação via internet, mas sei que a ajuda da sociedade, do poder executivo e legisltivo é fundamental, e obrigação social para com o povo, a natureza.
Se não houver uma mobilização geral em prol dessa causa, e não fizermos nada agora, esse será o legado patuense...  acabar e matar a sua própria flora e fauna.
Sherman Murillo Suassuna


Um comentário:

  1. Com arcabouço Legal e tantos esclarecimentos nesse sentido, é um absurdo ainda existir a caça indiscriminada de animais silvestres, e pior, apenas pelo prazer de matar. Por incrível que possa parecer, esses criminosos e/ou ignorantes não compreendem que com essa matança indiscriminada de espécies da nossa fauna, fazem por desequilibrar o ecossistema trazendo prejuízos para a agricultura, pecuária e consequentemente o aumento de preço dos gêneros alimentícios para o consumidor, então, como agir nessa hora? Denunciar? Cadê o IBAMA? Porque não aparecem as ONGs que lutam pelo equilíbrio do ecossistema? Enquanto isso, esses desordeiros e/ou criminosos invadem as propriedades rurais na calada da noite, quebram arames de cercas, afugentam o rebanho e fazem fogueiras que provocam, a mais das vezes, grandes incêndios com saldo negativo ecológico e financeiro. Acredito que fortes campanhas educativas nas escolas, creches e afins possam sensibilizar as gerações futuras junto á necessidade real da mantença do equilíbrio ecológico.

    ResponderExcluir