email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Patu: Conte A Sua História

História do Campus Avançado de Patu 
Capítulo 4
Os anos iniciais de fundação do Campus Avançado de Patu foram muitos difíceis onde o seu coordenador, Prof. João Ismar de Moura, precisou se virar nos 30 para conseguir a manutenção do mesmo. Além das constantes viagens a Mossoró em busca de apoio na reitoria da antiga FURRN era preciso também bater as portas do poder público, no caso mais próximo, a prefeitura municipal de Patu.
Foto: Google imagens
 João Ismar de Moura enfrentou dificulddes para implantação do Campus de Patu
João Ismar de Moura solicitou apoio ao então prefeito Zequinha Tavares que prontamente atendeu a solicitação dele destinado 10% dos recursos do ICMS para o Campus e desta forma dar prosseguimento as ações do Campus. Mesmo com o gesto fraterno do prefeito Zequinha Tavares, João Ismar não estava totalmente satisfeito porque os recursos destinados ao Campus eram repassados para administração da Universidade em Mossoró e que, segundo João Ismar, os mesmos não retornavam em sua totalidade.
 Ex-prefeito Zequinha Tavares, sua gestão ajudou muito ao Campus, destinando 10% do ICMS para manutenção do mesmo
Após a administração do prefeito Zequinha Tavares, veio a administração do prefeito Epitácio de Andrade que segundo relato do prof. João Ismar de Moura, "foi o melhor prefeito para o Campus Avançado de Patu". Epitácio de Andrade continuou destinando 10% dos recursos do ICMS para o Campus, mas de forma diferente, ou seja, não repassava para a administração da FURRN e sim em materiais de construção e de apoio que o Campus local necessitasse.
 Ex-prefeito Epitácio de Andrade, segundo João Ismar de Moura, foi o melhor prefeito para Camnpus de Patu
 João Ismar, a princípio não gostou da idéia dos 10% serem revertidos em materiais, mas, depois viu que foi a melhor coisa que aconteceu porque foi a época que mais investimentos em infraestrutura foram realizados no Campus, como a construção de seis salas de aulas, a Diretoria, a Biblioteca, a Quadra de Esportes (O construtor da quadra e de algumas salas de aula foi "Carrapicho", filho de Zé Marcolino), o Almoxarifado e restaurado o muro. Outra ação importante do então prefeito Epitácio de Andrade consistiu no atendimento a alunos carentes da cidade que recebiam bolsas de estudos bancadas pela prefeitura municipal para estudar no Campus, já que na época a universidade era particular, onde podemos citar alguns alunos beneficiados por esta ação: Auri Marconi Diniz, Rubinaldo Maia, Gracineide Arruda, Sebastião Leite e outros.
 Na gestão de Epitácio Andrade foram feitas as seguintes obras: seis salas de aulas, a Diretoria, a Biblioteca, a Quadra de Esportes (O construtor da quadra e de algumas salas de aula foi "Carrapicho", filho de Zé Marcolino), o Almoxarifado e restaurado o muro
Durante a trajetória do Campus Avançado de Patu surgiram na cidade os movimentos estudantis organizados como por exemplo a ACUP – Associação Cultural Universitária de Patu – que ao longo de sua história contribui significativamente com a educação e cultura de nosso município através de suas atividades realizadas no município que no futuro desencadeou na criação da Feira da Cultura, idealizada por Dona Lurdinha Holanda, esposa do prefeito Epitácio de Andrade, hoje a Feira da Cultura se encontra consolidada, estando em sua 28ª Edição. A publicação da história da ACUP faz parte dos planos do blog A Folha Patuense na série Patu: Conte a Sua História.
Rubinaldo Maia e Marconi da Essec são exemplos de estudantes que foram atendidos com bolsas de estudo mantidas pela prefeitura de Patu na administração de Epitácio de Andrade
Foto: Imagens google
 Com o crescimento do movimento estudantil em Patu, surgiu a ACUP que alavancou a cultura de Patu vindo no futuro desencadear a Feira da Cultura idealizada por Dona Lurdinha Holanda, esposa de Epitácio de Andrade.
Foto: Imagens google
  Dona Lurdinha Holanda e seus filhos, ela idealizou a Feira da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário