email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Programa Arca das Letras Desenvolveu Atividades nos municípios de Messias Targino, Patu, Janduis e Olho D'água do Borges



O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA que veicula o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, realizou nos meses de março e abril a Campanha de Doação de Livros Amigos da Arca, que resultou em uma arrecadação de 46 mil livros para serem distribuídos nas 669 bibliotecas rurais implantadas em 114 municípios do estado.
As visitas têm como objetivo, diagnosticar a situação que se encontram as bibliotecas, dificuldades, sugestões para melhorar o funcionamento do Programa, distribuição de acervos e placas de sinalização, e sobretudo o contato com os agentes de leitura, que desenvolvem um trabalho voluntário e estão sem contato há muitos anos, onde foi constatado que desde 2004 algumas arcas não receberam nenhuma visita ou orientação do programa.
O processo de distribuição teve início pelos municípios de Messias Targino, Patu, Olho D’água e Janduis, totalizando um montante de 480 famílias beneficiadas.
Em Messias Targino, as comunidades de canta Galo, Cacimba de Baixo, Associação União, Cangaíra, Alagamar, Junco de Zacarias Gomes e Oiteiro foram visitadas.
No município de Patu foram visitadas as comunidades, Alto da Moça, Horizonte, Escondido, Fortuna, Carnaúba, Timbaúba e a comunidade Quilombola Jatobá.
Em Janduis, a comunidade Pacuti também foi beneficiada com a renovação do acervo e em Olho D’água, a comunidade de Cardosos.
As outras comunidades serão visitadas conforme um cronograma que será agendado, para que gradativamente, o maior número de Arcas sejam beneficiadas com a campanha, esclarecimentos do programa e renovação de cadastros dos agentes de leitura.
 Comunidade Horizonte
 Comunidade Escondido
 Comunidade Fazenda Carnaúba
 Comunidade Quilombolas do Jatobá
Fonte e fotos: Paula Valéria Fereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário