email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 27 de março de 2012

Patu: Conte a Sua História

Blog A Folha Patuense Inicia Hoje a Série: Patu: Conte a Sua História
A exemplo da publicação da história do Lima onde relatamos algo da história do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis em 29 capítulos, o Blog "A Folha Patuense" inicia hoje a série: Patu Conte a Sua História onde semanalmente publicaremos a história das diversas entidades e instituições do município, sejam elas das áreas de educação, saúde, cultura, prestação de serviços etc.
A série começa relatando um pouco da história da Escola Estadual Dr. Edino Jales. Lembramos aos leitores que as informações publicadas foram enviadas pela direção da referida escola. 

   Escola Estadual Dr. Edino Jales
A Escola Estadual Dr. Edino Jales foi fundada no ano de 1976, pelo ato de autorização 367/76. SEC - Diário oficial de 30 de Dezembro de 1976.
A ata de autorização das autoridades para a criação da Escola 2° Grau de Patu, data de 16/01/1975, com a presença do idealizador o Dr. Aderson Dutra de Almeida (na época diretor do Ginásio Comercial e Presidente da Sociedade Educadora Patuense), na época, contou ainda com a presença do então Juiz de Direito da comarca de Martins, Dr. Rafael Godeiro Sobrinho, entre outras autoridades do município de Patu.
 Idealizador da escola, Dr. Aderson Dutra de Almeida (na época Diretor do Ginásio Comercial e Presidente da Sociedade Educadora Patuense)
Na ocasião foi ressaltada a importância de uma Escola de ensino médio na cidade de Patu, pois a mesma, ainda beneficiaria várias cidades da região, dentre elas, Olho D’água dos Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Messias Targino e outras cidades do Estado da Paraíba.
Dr. Edino Jales
O nome da escola foi escolhido em homenagem ao médico Dr. Edino Jales natural da cidade de Messias Targino, falecido no ano de 1974.
 Primeiro diretor, Rafael Godeiro ( na época Juiz de direito da comarca de Matins)
O primeiro diretor foi Rafael Godeiro ( Juiz de direito da comarca de Matins, na época, atualmente é o presidente de tribunal de de Justiça do estado do Rio Grande do Norte).
Em seus 34 anos de existência a Escola Estadual Dr. Edino Jales foi administrada por muitos diretores, dentre eles:
Capitão Antonio de Pádua, Maria Isabel Saraiva, José de Arimatéia, Francisco Djalma, Lindalva Batista, Jailma Anaceli, Luziene Medeiros, Maria Naureni. O atual diretor é o professor Atual: Raimundo Nonato de Oliveira (gestão 2009 à 2012).
A primeira turma de Pré-Vestibulandos da escola, foi em 1977, com a direção de Dr. Rafael Godeiro Sobrinho, e o nome da turma foi Prof.ª Zilda de França Godeiro.
A Vice diretora atual é a professora Josineide Matias de Queiroga.
Corpo docente atual: Maria Selma Santos de Medeiros (Especialista), Maria Gilvaneide Amorim Belo (Especialista), Antônio Josimário Soares de Oliveira (Especialista cursando Mestrado), Sebastião Gomes Braga(Especialista), Célia Maria da Silva (Especialista), João Ribeiro da Nóbrega, Fábio Praxedes Bandeira, Raimundo Nonato de Oliveira (Especialista), Lindoilton Dantas de Araújo, Leonardo Alves do Nascimento, Rivaneide Pereira Pinheiro Barreto(Especialista), Jailma Anaceli Alves de Oliveira(Especialista), Gleison Carlos Souza de Moraes(Especialista, cursando Mestrado), Genaldo Oliveira de Araújo (Especialista).

Corpo Técnico Administrativo atual:
  • Josineide Matias de Queiroga(Especialista), Marta Milenece Gomes(Especialista), Francisca Linderleide de Almeida(Especialista), Edileuza Tavares da Silva(Especialista), Edmilson Otávio de Moura, Valdinez Linhares Maia, Áurea Ferreira Suassuna (Especialista), Francisco Barbosa de Medeiros, Maria Lúcia de Moura, Aurisete Alves da Silva(Graduada), Shirlei Holanda Câmara Medeiros, Maria Vioneide Linhares(Especialista), Maria Verônica de Medeiros, Maria Rita Cavalcante, Maria Naureni Nunes Leite (Especialista), Onélia Fernandes de Araújo Nascimento (Graduada), Maria Gilvanete Amorim Belo Maia, José Cândido da Silva, Maria Rejane de Oliveira(Graduada), Francisca Luzia de Medeiros, Mauri de Souza.
Atualmente a escola conta 538 alunos matriculados nos seguintes turnos::
  • Turno matutino: 113 alunos, Turno Vespertino: 221 alunos e Turno noturno: 204 alunos. 
     Atual Diretor Raimundo Nonato
Durante o ano a escola Estadual Dr. Edino Lajes desenvolve vários eventos e projetos, destacamos os principais:
  • Eventos: Dia das mães, São João, Semana do Estudante,
  • Projetos: Projeto Semana Cultural (Projeto Interdisciplinar), Feira de Ciências, Projeto Científico para Participação na CIENTEC E SIEMPO(Feiras promovidas pela SEEC e UFRN), Projeto Científico para participação na Feira de Ciências do Semi-árido Portiguar promovido pela UFERSA E SEEC e Projeto de aulões para o ENEM E Vestibular.
A Escola Estadual Dr. Edino Jales também possui história nas organizações estudantis onde destacamos o Grêmio Estudantil, José Hélio Alves Pereira, fundado em 14/04/1987, tendo como presidente: Edimilson Vieira da Silva “Tatá de Manel Sapato”; 1ª Sécretaria: Maria Rosilene de Araújo, segundo consta na Ata de Gestão de 1988 a 1990.
Durante muito tempo, o Grêmio deixou de existir na Escola Edino Jales, retornando em 2003, tendo como presidente: Josimar Tavares da Silva e Vice-Presidente: José Romildo Alves. Em 2005, aconteceu a renovação de Cargos, nas Secretarias, José Romildo Alves passou a ser Presidente, e Josimar Tavares da Silva passou a ser Vice-Presidente.
Durante sua história o objetivo da escola foi sempre atua para a melhoria da sociedade Patuense, desde sua criação até os dias atuais, a escola tem servido de referência em sua estrutura e qualidade de ensino. N decorrer do tempo a instituição tem promovido projetos escolares e desenvolvido atividades comemorativas. Diante de tanto tempo suas memórias foram sendo apagadas e ficando apenas marcos que resistiram ao tempo.
Atualmente a Escola Estadual Dr. Edino Jales tem como gestor o Prof. Raimundo Nonato de Oliveira, Eleito no ano de 2009 onde desenvolve um trabalho de resgate aos valores educacionais, promovendo o principal para o aluno, que é Educação e Cidadania, através de projetos pedagógico realizados na Sociedade Patuense.
Dentre esses projetos destacamos a Semana do Estudante, Projeto Interdisciplinar, Comemoração das Festas Juninas, Dia das Mães, Participação com destaque no FESTUERN, Participação nos Jogos Municipais, onde a Escola foi a grande Vencedora. A atual gestão também incentivou e apoiou para a renovação do Grêmio Estudantil, José Hélio Alves Pereira que tem como presidente: Jackson Custeau Saraiva Cortez e Vice-presidente: Antônio Cássio.
Fonte: Escola Estadual Dr. Edino Jales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário