email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

Do Blog Patunews

Professor Assis da UFRN Defende Contador Público no Evento CONSOCIAL 

O Professor ASSIS e o Presidente do CRC/RN Everildo Bento da Silva

O conselheiro do CRC/RN e ex-professor da UFRN, José Vicente de Assis, participa a partir desta quinta feira, dia 15, da etapa estadual da Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, CONSOCIAL. O professor vai defender a proposta intitulada "Concurso Público para Contador no Município e nas Câmaras Municipais", aprovada na etapa regional acontecida em Natal. O conselheiro vai reafirmar a importância da figura do contador como instrumento de moralização da gestão pública. "Um contador público será um especialista no controle da gestão pública. Além disso, para a classe, serão mais de dez mil empregos gerados", diz o ex-professor da UFRN.

A Conferência Estadual foi precedida de seis etapas regionais, que ocorreram nas cidades de Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, Mossoró, Nova Cruz e Natal. Em cada momento desses, foram aprovadas vinte propostas que objetivam melhorar a fiscalização no âmbito da administração pública. Na Conferência Estadual, que acontece nestas quinta e sexta-feiras, no Hotel Praia mar, serão escolhidas vinte dentre as aprovadas anteriormente.

Estas vinte serão então levadas para serem apresentadas na Conferência Nacional, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília, tendo como tema central "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". Os temas e propostas debatidos durante todo o processo devem transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

A CONSOCIAL é uma iniciativa da Controladoria Geral da União, CGU, que visa propor mecanismos de transparência para o efetivo controle da gestão pública e se colocar para a sociedade civil como um local de debate para o combate à corrupção. A iniciativa conta com quatro eixos temáticos: Eixo I - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo II - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Eixo III - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Eixo IV - Diretrizes para a prevenção e combate à Corrupção.

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social foi convocada por meio de decreto presidencial de 08 de dezembro de 2010 e, sob a coordenação da CGU, tem como objetivo principal a promoção da transparência pública e o estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Wilson Galvão- Jornalista DRT-RN 1340
Assessor de Comunicação CRC/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário