email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Escritor Vai Reunir Família Limão em Luis Gomes


Neste dia 07 de fevereiro, a partir das 19:30 horas, no museu cultural da cidade serrana de Luis Gomes, localizada no alto oeste potiguar, o escritor e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho estará organizando um encontro da família limão, descendentes dos protagonistas de seu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, lançado em agosto do ano passado e já está com a 1ª edição esgotada.
Foto: Internet
Fotografia antiga da cidade de Luis Gomes/RN
O escritor Epitácio Andrade está contando com o apoio do empresário Raimundo Nonato Limão, que está mobilizando a família Limão residente em Pau dos Ferros, principal cidade do alto oeste, e do sargento da polícia militar e blogueiro William Felix de Andrade, que está organizando uma caravana de membros da família Limão, moradores da cidade de Major Sales, vizinha a Luis Gomes.
Foto: Blog do Sgt Andrade
Raimundo Limão, Epitácio Andrade e William Félix
As articulações para mobilização da família Limão em Luis Gomes estão a cargo do vereador e professor Luciano Pinheiro de Almeida, que além da mobilização dos familiares e atores sociais interessados pelo resgate do patrimônio histórico do Rio Grande do Norte, está disponibilizando para a realização do evento, a sede do museu cultural, uma de suas construções sociais.
Foto: Facebook
Vereador Luisgomense Luciano Pinheiro
O principal objetivo do encontro é resgatar o patrimônio histórico representado pela família Limão, cujos membros foram agentes proativos de importantes passagens da história nacional, como a resistência ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70), a insurreição dos Quebra-quilos (1874-75) e o enfrentamento ao cangaço de Jesuíno Brilhante (1871-79).
Reprodução: Epitácio Andrade
Escritor Alicio Barreto nos 20 – Séc. XX
Um dos referenciais bibliográficos que será apresentado pelo médico psiquiatra Epitácio Andrade na reunião com a família Limão na Serra de Luis Gomes será o capítulo “Brilhantes e Limões”, do raríssimo livro Solos de Avena, do escritor paraibano Alicio Barreto, que foi escrito na década de 20 do século passado.
Foto: Facebook
Enfermeira Eliana Barreto e psiquiatra Sandro Soares
Na reunião da família Limão, a presença simbólica do escritor Alicio Barreto, falecido em 1965, na cidade do Recife, capital pernambucana, será marcada pelo casal Sandro Soares, médico psiquiatra, contemporâneo do autor Epitácio Andrade na Universidade Federal da Paraíba, com sua esposa enfermeira Eliana Barreto Fixina, neta do cangaceirólogo catoleense autodidata.
Fonte: Epitácio Filho.

Um comentário:

  1. O escritor norteriograndense Epitácio de Andrade Filho ministrará palestra, nos dias 16 e 17 de maio, no CEI Mirassol - Natal, a convite do professor de Língua Portuguesa Jerônimo Linhares. Na ocasião será lançada a segunda edição de "A SAGA DOS LIMÕES - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante.

    ResponderExcluir