email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ações do Centro Juazeiro


Centro Juazeiro elabora projeto de Mini-adutora para o Município de Patu
Proj. Mini-adutora: Comunidade Oiticica - Patu/RN
Fabrício Edino
O Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro Fabrício Edino elaborou projeto técnico para a construção de uma Mini-adutora para Comunidade Oiticica, Município de Patu.

Expedito Alves
O Projeto foi elaborado e já entregue para o Secretário Estadual de Recursos Hídricos Gilberto Jales. Segundo Expedito Alves Vereador no Município de Patu, esse projeto beneficiará aproximadamente 23 famílias. É um grande sonho a ser realizado, pois essas famílias vem ao longo dos tempos passando por falta d´água e muitas deixam suas casas e seus sítios por esse motivo, comenta Expedito Alves.

Em conversa com o Vereador Expedito Alves e o Presidente do STTR de Patu Marcondes, ficou acertado que na próxima reunião do Forum das Associações de Patu terá pauta sobre a elaboração de outros projetos dessa natureza para as outras comunidades do Município.

José Flaviano - Coordenador do Centro Juazeiro
 O Centro Juazeiro está comprometido com as famílias do semiárido, segundo o Coordenador Administrativo José Flaviano Barbosa de Lira, a nossa missão é melhorar a qualidade de vida das famílias dos Municípios em que estamos atuando. Estamos buscando trabalhar sem saber a cor, a raça, a religião ou o partido político. Elaborar e implementar projetos de abastecimento d´água é prioridade, pois esse tem sido um dos maiores direitos já adquiridos e até então para muitas famílias do semiárido negado, fala Fabrício Edino.


Centro Juazeiro desenvolve Agroecologia ao redor de casa

Centro Juazeiro constrói
Agroecologia ao redor de casa
Oficina sobre Plantas Medicianais

Na Comunidade Negra do Jatobá, Município de Patu/RN, o Centro Juazeiro vem desenvolvimento várias atividades de fortalecimento do homem e da mulher do campo. Nesse contexto está sendo realizadas várias ações agroecológicas. Entre muitas, se destaca o cultivo de plantas medicinais.

Engenheiro Agrônomo  Fabrício Edino
 Segundo o Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro Fabrício Edino, essa ação tem o objetivo de resgatar a cultura do uso de plantas como medicina alternativa. Antigamente as pessoas utilizavam as ervas para fazer lambedor, xarope, pomada, chás entre outros, hoje se qualquer pessoa sentir qualquer problema de saúde, por mais simples que seja, busca imediatamente um médico, o que estamos querendo que as pessoas utilizem mais as plantas para casos simples. Com isso, estará fortalecendo seu próprio organismo e economizando mais.
Torquato Teixeira Neto
 Em Messias Targino no sítio Logradozinho a família Sr. Torquato Teixeira Neto vem com o apoio do Centro Juazeiro e nesse sentido está trabalhando também a agroecologia ao da casa. Torquato cultiva frutas e plantas medicinais no quintal de sua casa. Com essa ação, a família aumenta a sustentabilidade e melhora a renda. 

O Trabalho que está sendo desenvolvido pelo Centro Juazeiro vem se tornando referência a nível de Nordeste pois vem melhorando a vida de muitas famílias do campo.

Projetos de Mini-adutoras de Messias Targino é apresentado para o Secretario de Estadual de Recursos Hídricos.

Projetos de Mini-adutoras de Messias Targino é apresentado para o Secretario
Estadual de Recursos Hídricos - Gilberto Jales.

A Prefeita Shirley Targino, o Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino – Centro Juazeiro e o Vereador Juscelino Jales estiveram ontem em audiência com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte através do Secretário Estadual de Recursos Hídricos Gilberto Jales. Na oportunidade, apresentaram 13 (treze) projetos de Sistemas de Abastecimento Simplificado de Água para as Comunidades Rurais do Município de Messias Targino/RN.
Fabrício Edino - Engenheiro Agrônomo do Centro Juazeiro
Todos esses projetos foram elaborados pelo Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino, técnico do Centro Juazeiro que tem larga experiência em projetos de abastecimento d´água. Segundo informações de Fabrício, esses projetos surgiram de uma necessidade básica das famílias que vivem no campo. A grande maioria das famílias das comunidades rurais do semiárido não tem água encanada para as necessidades reais do dia-a-dia. “Não vou me aquietar enquanto tiver uma só família nesse semiárido potiguar sem água encanada, pois esse é um direito que ainda está sendo negado a muitas famílias que lutam e resistem no campo”, comenta Fabrício Edino.
Prefeita Shirley Targino

A Prefeita Shirley Targino ressaltou a importância dessa parceria que se inicia aqui com a Prefeitura Municipal de Messias Targino, o Centro Juazeiro e o Governo do Estado a partir da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, onde coloca o município de Messias Targino como pioneiro na implantação desses projetos, pois com isso poderemos juntos realizar esse antigo sonho da população da zona rural. Shirley lembrou ainda do compromisso do seu governo em dotar todas as comunidades rurais do município de mecanismos que proporcionem qualidade de vida as pessoas; falou ainda da importância que esses projetos representam para as famílias do Município. “Esses projetos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Município, levar água encanada para todas as famílias da nossa zona rural será um grande sonho que vai se realizar” falou Shirley Targino.
Vereador Juscelino Jales
O Vereador Juscelino Jales, que vem apoiando essa grande iniciativa, falou da necessidade que as famílias da zona rural têm e comentou que a água é uma das maiores e mais importantes demandas que o homem do campo tem na atualidade. Juscelino que vem desempenhando o seu mandato de vereador com responsabilidade e compromisso, cobrou ainda do Secretário de Recursos Hídricos do estado, uma atenção especial para com Messias Targino, e disse que mais pleitos estão por vir, pois sabemos do interesse e atenção que este Secretário tem por esta cidade. Ainda segundo o Vereador Juscelino, esse momento é importante para que possamos aprofundar as discussões sobre essa temática e fazer do legislativo um espaço de fortalecimento e de apoio a tudo o que for de interesse da comunidade.

COMUNIDADES ATENDIDAS:

# Cacimba de Baixo – 37 famílias;
# Oliveira – 4 famílias;
# Junco de Mundico – 4 famílias;
# Salobro de Dedeca – 4 Famílias;
# Quixaba – 8 famílias;
# Salobro, Monte Alegre, Monte Verde, Marreca, Cordão de Pedra e Atenas – 37 famílias;
# Canta Galo, Bom Lugar, Capitão, Cumaru e Cabeça do Boi – 28 famílias;
# Cangaira – 15 famílias e
# Trincheira – 32 famílias.

O Valor total dos projetos ficou na ordem de um milhão de reais.

Gilberto Jales - Sec. de Recursos Hídricos

O Secretário Estadual de Recursos Hídricos Gilberto Jales, representando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ficou muito entusiasmado, falou da importância dessas iniciativas, assumiu o compromisso de buscar encaixar essas propostas em programas e projetos do Governo do Estado. Comentou do Programa Água para Todos do Governo Federal, que representa uma grande oportunidade para concretizar essa iniciativa, que parte da parceria da Sociedade Civil Organizada, do Centro Juazeiro e Prefeitura Municipal. Ressaltou que dessa forma, o Município de Messias Targino está facilitando todo o processo, pois já traz uma proposta concreta e o que é mais importante, vem de uma demanda real das comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário