email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Especial: Fato da História de Patu

Milagre de Frei Damião Aconteceu em Patu


A redação do Blog A Folha Patuense publica hoje uma matéria especial que faz parte da história do nosso município. O fato aconteceu no ano de 1966 quando o Frei Damião de Bozano pregava nas madrugadas frias das cidades através de suas missões católicas.
O episódio aconteceu no dia no dia 20 de outubro de 1966, quando Frei Damião pregava defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. O senhor Antônio Matias Sobrinho, 65 anos, residente na Travessa Lauro Maia, próximo ao CAJIM - UERN, popularmente conhecido por “Mocho” estava com sua namorada e na ocasião foi provocado por uma pessoa onde o mesmo reagiu à provocação. Em virtude da reação de “Mocho”, que na época estava com 20 anos de idade, a outra pessoa que provocou o incidente saiu e retornou com uma arma disparando contra “Mocho” onde a bala atingiu as costas saindo pela garganta. O fato aconteceu próximo a dois pés de fícus que estava plantado defronte a Igreja Matriz [veja foto]. O corre corre das pessoas foi grande em busca das residências e Igreja Matriz, onde no pátio da Igreja Frei Damião pregava. Frei Damião acalmou as pessoas dizendo que tivessem calma que o rapaz não iria morrer, mas, as duas árvores [pés de fícus] deverão secar e morrer.




Antônio Matias Sobrinho "Mocho" recebeu milagre de Frei Damião


O senhor Antônio Matias Sobrinho “Mocho” foi levado para Catolé do Rocha em estado grave perdendo todo o sangue onde teve que fazer transfusão, mas, na época, os médicos diziam que o mesmo não escapava e que somente um milagre faria o mesmo sobreviver. O tempo foi passando e os dois pés de fícus secaram e morreram e o senhor “Mocho” foi se recuperando até que ficou bom, concretizando o que Frei Damião falou a todos naquele dia.
Dias depois, Frei Damião ligou para Patu, querendo saber notícia sobre a saúde do rapaz que já se encontrava bem. Em outra visita de Frei Damião a Patu o frade mandou buscar o rapaz para uma conversa particular no salão paroquial onde o mesmo fez algumas revelações ao rapaz, mas disse ao mesmo que não era para revelar a ninguém. Até hoje o conteúdo da conversa de Frei Damião com Mocho é um mistério que ele não conta a ninguém.


Dona Rita Pereira e o Senhor Antônio Matias


Segundo informações do senhor Antônio Matias Sobrinho há dois anos uma comissão de missionários da cidade de Recife, enviado pelo Vaticano, veio a Patu entrevistar o mesmo e saber detalhes do milagre de Frei Damião.
Sobre a pessoa que desferiu o tiro contra Mocho sabe-se que depois o mesmo foi embora de Patu, hoje já falecido, vítima de assassinato.
Hoje o senhor “Mocho vive com sua companheira, dona Rita Pereira Gomes onde trabalha vendendo lanches em festas de Patu e região.
Dona Rita Pereira informou ao blog que o apelido “Mocho” foi colocado por uma professora que achava ele muito danado na escola e disse que se ele não ficasse quieto cortaria as orelhas ficando “Mocho”, o apelido pegou até hoje.


Foto antiga com os dois pés de ficus plantados defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores que secaram e moreram como disse Frei Damião





Foto histórica de Frei Damião quando recebeu título de Cidadão Patuense das mãos do vereador Miguel Câmara Rocha




Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.


Um comentário:

  1. http://blog.patunews.com.br/2011/12/patuense-esta-se-formando-em-medicina.html

    Caro amigo Aluisio, peço publicar a matéria do link acima, pois FERNANDO é leitor assíduo do seu blog em Boa Vista.

    ResponderExcluir