email atual aluisiodutra@gmail.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Alunos do IFRN de Ipanguaçu Realizaram Visitas a Feira da Agricultura Familiar e Comunidade Negra do Jatobá em Patu

Um grupo de estudantes do curso técnico de Agroecologia do IFRN – Instituto Federal de Educação do RN da cidade de Ipanguaçu, acompanhados pelo professor Wilson e pela professora Francisca Gomes Torres Filha conheceram as experiências agroecológicas acompanhadas pelo CENTRO JUAZEIRO em Patu e Messias Targino.
Na Feira da Agricultura Familiar de Patu uma grande diversidade de produtos foram apresentados pelas famílias aos estudantes. Hoje a feira é composta por 12 famílias de 8 comunidades. Comercializam todos os sábados produtos de origem animal e vegetal. A feira da agricultura familiar de Patu conta com o apoio do Centro Juazeiro, o PDA Novo Sertão, Visão Mundial, Rede Pardal, Rede Xique Xique, AVSF, Prefeitura Municipal de Patu, STTR de Patu, e diversas pessoas da sociedade organizada como é o caso do Prof. Aluisio Dutra de Oliveira.
Na comunidade Negra do Jatobá em Patu os estudantes e professores chegaram e foram recebidos pelas famílias, o encontro aconteceu na sede da comunidade, a Prof. Francisca Gomes comentou rapidamente da importância dos estudantes estarem conhecendo essa esperiência em uma Comunidade Quilombola, buscando saber da história e da forma como vivem hoje. Toda a comunidade do Jatobá participou mostrando como surgiu a comunidade, os costumes e as estratégias de sobrevivência que tem para se ter uma vida melhor. Falaram das dificuldades que tem com o preconceito que ainda existem na sociedade. Visitaram também a horta agroecologica, a sala de máquinas de corte e costura e a produção de polpa de fruta.
Na cidade de Messias Targino os alunos e professores do IFRN conheceram a Horta Agroecologica de Maria José e José de Militão. De inicio foram recebidos por Maria José e seu esposo Zé de Militão e já falando de como tudo começou, contaram das dificuldades que enfretaram e enfrentam até hoje. Mostraram e tiraram as dúvidas dos estudantes sobre o cultivo de diversas hortaliças como o coentro, cebolinha, alface, tomate, além de outras como a cana de açucar, batata doce, melão de cheiro e gerimum.


Aluísio Dutra, Prof. Wilson , Dito, Fabrício e a Prfª Francineide
Visita à Feira da Agricultura Familiar de Patu



Alunos do IFRN da cidade de Ipanguaçu


Agricultor familiar de Patu mostrando aos alunos uma beterraba gigante

Visita a produção agroecológica em Messias Targino


Professor Wilson conversando com um agricultor familiar



Francisca Gomes Torres Filha - Prof. do IFERN - Ipanguaçu

Participação de Dona Ducília e Dona Maurina

Foto da visita a comunidade Quilombolas do Jatobá - Patu-RN



Nota do Blog: A redação do Blog A Folha Patuense parabeniza a equipe do Cento Juazeiro na pessoa do engenheiro Fabrício Edino Jales que desenvolve em Patu um trabalho sério e compente de assessoria técnica na comunidade Quilombolas do Jatobá que a cada dia vem gerando bons frutos, servindo de referência para outras comunidades.

Um comentário:

  1. ‎* SUGESTÕES EM BENEFÍCIO DO NOSSO MUNICÍPIO:

    - SUGESTÃO - (1)

    "Conexão de INTERNET WI FI (Internet sem fio) aberta no Santuário do Lima em Patu/RN, para que Turistas e Romeiros possam interagir naquele Pólo Turístico Religioso."

    - SUGESTÃO - (2)

    Sugiro ainda, “A unificação das fileiras dos Quebra-molas, "tartarugas amarelas" como são mais conhecidas, feitas em 2 (duas) filas, ao invés de 3 (três), pois, assim ficará melhor na passagem dos veículos e motocicletas."

    - SUGESTÃO - (3)

    "Pórticos nas Entradas da Cidade de Patu/RN."

    - SUGESTÃO - (4)

    "1 (um) Restaurante Popular."


    * Este Canal de Informação Virtual está aberto para debatermos este e outros assuntos de interesses de nossa população.

    Fica aqui o meu apreço a todos os Patuenses.

    CLAUDISMAR EMÍDIO DANTAS.

    ResponderExcluir